Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO SIMULTÂNEA

Sespa intensifica prevenção à Covid-19 nas rotas de acesso a Belém

Orientação e distribuição de material informativo são oferecidas no aeroporto, terminais rodoviário e hidroviário, e ainda na Ceasa

Por Caroline Rocha (SEAP)
18/03/2020 19h46

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já iniciou a orientação e as ações preventivas ao novo Coronavírus (Covid-19) em três locais de acesso a Belém. A medida, que começou na terça-feira (17) e se estende pelos próximos 15 dias, atende ao plano de ação do Governo do Estado para enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  

Equipes destacadas pelo 1º Centro Regional de Saúde (CRS) da Secretaria estarão simultaneamente em três locais de entrada da capital paraense até o dia 30 de março, e ainda na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), com distribuição de panfletos educativos e informativos sobre a doença.

No Aeroporto Internacional de Belém a equipe atuará ininterruptamente das 7 às 13 h; das 13 às 19 h, e das 19 às 7 h, com dois técnicos orientando passageiros e distribuindo panfletos.

O Terminal Hidroviário de Belém é um dos espaços que recebem a ação da Sespa Nas ações no Terminal Rodoviário de Belém, o trabalho será feito em dois turnos, das 7 às 13 h e das 13 às 19 h, com dois técnicos dando orientações e distribuindo folders aos que chegam à capital e demais usuários. 

Risco do exterior - No Terminal Hidroviário de Belém, as equipes atuarão no período de 09 as 15 h - período de chegada de embarcações à capital -, durante toda a semana. Durante as ações, dois técnicos circularão pelos corredores do Terminal distribuindo folders com informações sobre prevenção à Covid-19, para esclarecer dúvidas dos usuários. O público-alvo é formado por passageiros que chegam da cidade de Macapá, capital do Amapá, devido à proximidade com a Guiana Francesa, que já confirmou casos de novo Coronavírus.

Na Ceasa, a equipe da Sespa desenvolverá as ações durante as noites de quinta-feira e domingo, sempre de 19 as 7 h, período em que as mercadorias oriundas de outros estados chegam à Central. Também haverá um posto de orientação no portão de entrada, com distribuição de material informativo. 

O 1º CRS da Sespa vem orientando técnicos das Unidades de Referência Especializada (Ures) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), vinculados à Secretaria, sobre abordagens e orientações necessárias ao enfrentamento ao novo Coronavírus. (Texto de Mozart Lira).