Terminal Hidroviário recebe ação de prevenção ao Coronavírus
Profissionais da Sespa estarão no local para realizar ações educativas
A partir das 8h desta quinta-feira (19), duas profissionais em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estarão no Terminal Hidroviário de Belém (THB) para realizar ações educativas de prevenção ao Covid-19 (Coronavírus). O principal foco da atividade são passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá, devido a proximidade com a Guiana Francesa. A medida faz parte do plano de ação do Governo do Estado para evitar a circulação do novo Coronavírus no Pará, que teve seu primeiro caso confirmado no Pará nesta quarta-feira (18).
Durante as ações, as duas profissionais circularão pelos corredores do THB e vão distribuir folders contendo dicas de prevenção ao Covid-19. A ideia é esclarecer dúvidas dos usuários, mas o foco principal serão passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá, devido a proximidade com a Guiana Francesa, que já confirmou casos de Coronavírus.
Nesta quarta-feira (18), a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o THB, também fixou cartazes educativos de prevenção a doença por todo o espaço. Entre as recomendações da Sespa estão lavar a mãos com água e sabão; usar álcool gel 70% para higienizar as mãos; não compartilhar objetos pessoais; cobrir o rosto ao tossir ou espirrar; manter-se em lugares ventilados e evitar aglomerações de pessoas.
Casos - Segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados 370 casos de Coronavírus no Brasil em 18 estados e no Distrito Federal. O primeiro óbito da doença foi registrado em São Paulo na última terça-feira (17). O Pará teve o primeiro caso confirmado na tarde desta quarta-feira (18).