Núcleo Educacional da Seduc leva esporte às escolas do TerPaz

Copa NEL proporcionou momentos de aprendizagem e lazer aos alunos de nove escolas em três bairros

14/03/2020 20h40 - Atualizada em 15/03/2020 16h49
Por Governo do Pará (SECOM)

Promover inclusão e cidadania através do esporte é o grande objetivo da Copa NEL de Futsal. O campeonato esportivo é uma das atrações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), promovido pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na manhã deste sábado (14), a Copa ocupou a quadra de três escolas nos bairros do Jurunas, Icuí e Cabanagem, proporcionando momentos de aprendizagem e lazer aos alunos.

A disputa ocorre por equipe e cada escola forma o seu time com adolescentes na faixa de 14 anos. Modalidade que exige trabalho coletivo, o futsal é um dos esportes mais praticados nas unidades de ensino. Direcionado pela equipe de professores do NEL, os jogos trabalham a disciplina, a competitividade e o espírito de equipe. 

“Ensinamos os alunos a competir, mas principalmente a respeitar o colega em quadra, mostrando que educação também se faz com respeito ao adversário” - Marcley Lima, coordenador do NEL. 

Neste sábado, a competição se deu entre os alunos das Escolas Camilo Salgado, Arthur Porto, Gonçalo Duarte e Benedito Chaves (Jurunas); nas Escolas Maria de Nazaré e La Salle (Icuí) e nas Escolas Santana Marques, Jorge Valente e Cônego Batista Campos (Cabanagem). 

Outras ações – A Seduc também realizou outras ações no TerPaz neste fim de semana. Na Escola Arthur Porto, no Jurunas, os professores realizaram a aula inaugural de um cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, os alunos da rede pública terão mais uma oportunidade de disputar uma vaga na universidade. 

A iniciativa é dos professores do Movimento de Educação Popular do Jurunas (Mocambo), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Seduc. O cursinho dá continuidade à iniciativa popular quem já vem dando certo, pois no Enem de 2019, aprovou cerca de 45 estudantes do bairro do Jurunas. 

Na Cabanagem, as merendeiras tiveram um momento de muita aprendizagem com a oficina sobre reaproveitamento de alimentos e alimentação saudável, ministrado pela equipe de nutricionistas da Seduc.

O Programa Escola Aberta é uma prioridade da Seduc. As unidades de ensino da rede estadual devem intensificar a participação da comunidade nas ações do TerPaz e da própria secretaria ao longo de 2020, aproximando a escola dos moradores da comunidade.