Campanha da Uepa leva vacina às escolas públicas
O Centro Saúde Escola (CSE) em parceria com o curso de Enfermagem da da Universidade do Estado do Pará iniciaram nesta quarta-feira (14) uma ação que levará as vacinas contra o HPV e meningite a meninas e meninos do 6º ao 9º ano das escolas públicas nos bairros da Pedreira e Marco – área de atendimento do CSE. A primeira instituição a ser atendida foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, onde os alunos aprovaram a iniciativa.
A ação na escola iniciou por volta das 9h. O atendimento foi feito turma a turmas, dentro da faixa etária alvo da imunização – meninos entre 12 e 13 anos e meninas de 9 a 13 anos. “Esta iniciativa busca cumprir a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde para esse público, pois a equipe de vacinação do CSE observou que a demanda espontânea era bem pequena”, observou a coordenadora do trabalho, a professora e enfermeira Cleide Paracampo.
Seis acadêmicos de Enfermagem e uma enfermeira integram a equipe, que disponibilizou cerca de 400 doses de vacina para atender os alunos da escola. Adrya Victória, de 12 anos, já havia tomado a primeira dose da vacina HPV, mas confessou que esqueceu de dar seguimento à imunização. “Achei bem legal ter a vacinação na escola, pois dessa forma a gente consegue tomar certinho, sem risco de descuidar do reforço ou ter o trabalho de ir ao posto de saúde”, comentou a menina, que junto com os colegas de turma foi orientada sobre os benefícios da vacinação.
Para Arthur, de 12 anos, a necessidade de tomar as vacinas foi uma novidade. “Eu não sabia que precisava, mas se é para o bem, então claro que vou me vacinar”, ponderou. A coordenadora da iniciativa fez contato com diversas escolas e ainda aguarda retorno de muitas delas. “A direção precisa comunicar aos pais que haverá campanha vacinal na escola, para só então confirmar a ação. As escolas localizadas na Pedreira ou no Marco que têm alunos nessa faixa etária e quiserem receber a visita da equipe podem entrar em contato com o CSE”, explicou Cleide.
As visitas da equipe de imunização devem ocorrer em diversas escolas durante todo o mês de junho. A expectativa da coordenação da ação e da direção do CSE é de que a meta do Ministério da Saúde para estes bairros seja atingida. A diretora da escola Jarbas Passarinho elogiou a iniciativa. “Acredito que levar a vacina até as escolas é a melhor solução. Esperamos que esse tipo de ação vire rotina e, no que depender de nós, as portas da escola estarão sempre abertas”, disse a diretora Walmina Carvalho.