Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Seaster organiza evento em alusão ao Dia do Artesão

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
13/03/2020 17h09

Em alusão ao Dia do Artesão, celebrado no dia 19 de março, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda (SEASTER), por meio da Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE), realizará no período de 19 a 21 de março mais uma Semana do Artesão. O evento acontece como uma forma de valorização do segmento, que por meio da atividade artesanal promove a cultura e o fortalecimento da identidade regional.

E para organizar os últimos detalhes do evento, a secretaria esteve promovendo uma plenária na última quinta-feira, 12, com mais de 70 artesãos. O coordenador de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, Stefani Henrique, explica que será um evento coordenado pela Seaster, em parceria com outros órgãos estaduais.

“Nós estamos com uma programação coordenada pela Seaster, envolvendo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult); a Fundação Cultural do Pará (FCP); e a Secretaria de Turismo (Setur). Vamos aproveitar a oportunidade para apresentar os projetos de todos os órgãos envolvidos para os artesãos do nosso Estado. Também teremos um espaço para apresentar a Lei que cria o programa de incentivo ao artesanato paraense”, explica.

Além disso, o evento contará com uma série de atividades que buscam garantir melhores condições de trabalho e oportunidades de comercialização aos artesãos, destacando a realização de duas feiras de artesanato, uma na Fundação Cultural do Pará e a outra, na antiga Estação Ferroviária de Icoaraci.

Para o artesão Alexandre Paulemy, natural de Oeiras do Pará, essa iniciativa da Seaster é de muita importância por promover o intercâmbio cultural entre os artesãos paraenses. “Essas iniciativas governamentais são muito importantes para a nossa categoria, porque viabiliza o nosso contato com o público, além de nos dar visibilidade. Eu moro há 12 horas de distância da capital, e às vezes fica difícil para nós algumas situações de comunicação. Com essa programação nós temos a oportunidade de conhecer artesãos de diversas localidades do Pará”, comenta.

Com as inúmeras iniciativas promovidas pelo Governo do Estado para o segmento ao longo do ano, os artesãos paraenses estão expandindo os seus negócios e fortalecendo a rede de empreendedorismo. “Por meio desses eventos que a Seaster organiza durante o ano para nós, posso dizer que o papel da secretaria está sendo muito bom. Eu percebo que estamos conquistando o nosso espaço e avançando cada vez mais”, explica o presidente da Federação dos Artesãos do Pará, Darlindo Pinto.