Alunos de graduação em licenciaturas discutem os desafios pedagógicos da região amazônica

A programação inclui a apresentação dos projetos desenvolvidos e mesa de relatos no âmbito da Educação Intercultural Indígena

13/03/2020 12h39 - Atualizada em 13/03/2020 13h04
Por Larissa Noguchi (SECOM)

Programação faz parte do IV Encontro de Iniciação à Docência (PIBID/ Uepa)Na manhã desta sexta-feira (13), professores e alunos de graduação em licenciaturas diversas se reuniram no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Belém, para pensar e discutir soluções aos desafios pedagógicos vividos na Região Amazônica e para socializar os trabalhos acadêmicos. 

Desde ontem (12), a Universidade realiza por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o IV Encontro de Iniciação à Docência (PIBID/ Uepa), com o tema “Construindo Saberes e Trajetórias para a Superação dos Desafios da/na formação (ação) de professores no contexto Amazônico”. “O programa é financiado pela Capes e na Uepa existe desde 2011. É um programa que visa o aperfeiçoamento do professor ainda no início da docência dele. Os alunos de graduação desenvolvem ações dentro da sala de aula, acompanhados dos professores”, explicou Emerson Gomes, coordenador do PIBID na Uepa. 

Estudantes apresentam projetos desenvolvidos na UepaA programação inclui a apresentação dos projetos desenvolvidos e mesa de relatos no âmbito da Educação Intercultural Indígena e das experiências docentes nos campos da Biologia, Física, Química, História, Matemática, Geografia, Pedagogia e Educação Física, tanto em Belém quanto nos demais municípios em que a Uepa atua.

A aluna de licenciatura em Matemática, Anielen Araújo, participou do PIBID durante 18 meses e expôs para outros acadêmicos a experiência de participar do programa. “Eu sou aluna do interior e o programa traz uma oportunidade do aluno que está iniciando a licenciatura pra ir ter a experiência da sala de aula. Assim, podemos ter noção de como será a nossa vivência profissional. Muitas vezes, o aluno sai da universidade sem saber como vai atuar”, ressaltou.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sob a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Governo Federal, tem entre seus objetivos valorizar o magistério e incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.  O programa beneficia especialmente os discentes do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), centro que forma maior número de licenciados na universidade.