Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Fundação Santa Casa acolhe estudantes para estágio curricular acadêmico

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
12/03/2020 15h44

Estudantes de várias instituições de ensino superior e técnico lotaram o auditório da Fundação Santa Casa, nesta quinta-feira (12), para receberem orientações sobre as normas e rotinas adotadas no hospital e que devem ser seguidas durante o estágio curricular dos alunos. Entre as informações repassadas estão a identificação com crachá, o horário dos estágios, a política do adorno zero (não usar jóias, bijouterias, relógios etc), além das metas de segurança do paciente.

Dione Cunha, representando a Diretoria de Assistência do hospital falou dos programas de atendimento aos pacientes e destaca que o acolhimento aos graduandos é uma maneira de estreitar o relacionamento com a sociedade como um todo. “Como a Santa Casa é uma instituição de ensino também, nós trabalhamos na formação desse profissional. Ao se inserirem em boas práticas, eles levam a cultura de que é preciso respeitar o direito do paciente e trabalhar com sua segurança, ciente que é um dos outros pilares que a Santa Casa trabalha. Com isso ele já vai estar com quase 70% da sua vida profissional e acadêmica bem estruturada. Eu vejo que a Instituição dá bons exemplos e gera bons profissionais”, destaca Dione.

Lindinalva Brasil, gerente de Ensino da Fundação Santa Casa, disse que a acolhida aos estudantes é feita duas vezes ao ano. “No início de cada semestre nós fazemos o acolhimento dos novos alunos que vão usar nossos espaços para a prática de suas atividades acadêmicas. Nós temos convênio com nove instituições, sete de ensino superior e duas de ensino técnico.

A gente faz a recepção desses alunos e orienta quanto a política de utilização do espaço do hospital. Hoje foram acolhidos 260 estudantes de diversos cursos, entre os quais medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, biomedicina, nutrição, enfermagem, psicologia e assistente social. Aqui na Santa Casa nós rebemos cursos multiprofissionais. É um hospital escola onde tem a maior diversidade de patologias, principalmente na área materno infantil. Um lugar muito rico em conhecimento, em exploração de pesquisa e extensão, ressalta Lindinalva.

Para Helena Barros, aluna do último ano de Fisioterapia da Faculdade Cosmopolita, é muito benéfico para o estudante perceber que a Santa Casa faz uma recepção de alto nível para seus estagiários. Os profissionais que atuam aqui estão preparados em relação ao ensino, às orientações, principalmente em tratar os pacientes. Também como as orientações de segurança dentro do ambiente de estágio. “É meu último ano como universitária e já conheço um pouco. Acho importante essas palestras para que possamos fazer o melhor pelo paciente e a instituição”, enfatiza Helena.

João Vítor, estudante do 9º ano de medicina da UEPa, destaca que é bom  conhecer como funciona o serviço do Hospital. “Essa questão de pesquisa é super importante, faz parte do conhecimento. A humanização que a instituição prega, o ensino, as formas como a gente pode fazer projetos de pesquisa, o passo à passo para realizar pesquisas dentro do hospital é de extrema importância, ainda mais para estudantes que começam a frequentar agora esse ambiente”.

Estágio de Graduação – Para estágio curricular acadêmico na Santa Casa são ofertadas mais de 600 vagas todos os semestres para alunos de graduação de universidades públicas e privadas, além de ensino técnico. A Fundação Santa Casa é conveniada com a Seduc/ Colégio Integrado, Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (Ufpa), Unama, Cesupa, Unifamaz, Esamaz, Fibra e Cosmopolita.

Os cursos atendidos pelo estágio curricular da Fundação Santa Casa são: medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, biomedicina, pedagogia e terapia ocupacional, além dos cursos técnicos (de nível médio) enfermagem e nutrição.