Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Emater destaca papel da mulher do campo em ação de homenagem

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
06/03/2020 15h48

A importância das mulheres no meio rural foi reforçada em homenagem realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), na manhã desta sexta-feira (6), no escritório central de Marituba, na região metropolitana de Belém (RMB), durante ação de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No evento, as mulheres participaram de leitura de poemas, dinâmicas, show de talentos e desfile de moda.

Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, primeira e única presidente da Emater em 54 anos de existência do Órgão, a sociedade em geral precisa mais do que nunca reconhecer que a mulher precisa ser respeitada e valorizada. “A gente tem que se posicionar como mulher, a competência independe de gênero, os desafios são muitos, mas a mulher tem capacidade para decidir e fazer acontecer”, comenta Amorim, que também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente de uma empresa oficial de Ater no País, em 2011. 

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a América Latina e o Caribe contam com cerca de 121 milhões de pessoas no meio rural, que representam 20% da população total. Destas, 48% são mulheres. 

Para Nazaré Dergan, engenheira agrônoma que trabalha na Emater há 15 anos, o papel da mulher rural é até mais desafiador porque tem a missão nobre de alimentar a sociedade, e garante que “com garra, perseverança e amor as coisas acontecem naturalmente”. Dergan é a única mulher no cargo de supervisora-regional da Emater no Estado, onde administra o Regional Tapajós. 

Ainda de acordo com a FAO, as mulheres rurais são as responsáveis por mais da metade da produção de alimentos do mundo, exercendo também um importante papel na preservação da biodiversidade, na garantia da soberania e da segurança alimentar ao se dedicar a produzir alimentos saudáveis.

Levantamento – De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 milhões de mulheres vivem na área rural no Brasil, o que representa 47,5% da população residente no campo. A Emater, que possui escritórios nos 144 municípios paraenses, tem a missão de ajudar a mulher do campo neste processo ao prestar assistência técnica diferenciada e presente no campo. 

“Trabalho na Emater há 32 anos ajudando a comunidade rural a ter mais qualidade de vida, é um compromisso que tenho o prazer em fazer acontecer a cada dia que realizo meu trabalho. O desenvolvimento da agricultura familiar no Estado do Pará é um desafio e tenho a satisfação de fazer parte deste processo de construção, e estar aqui, hoje, neste evento, participando desta homenagem, reforça a importância da mulher para a empresa", enfatiza Nádia Matos, coordenadora do Núcleo de Documentação e Informação (NDI) da Emater.

Nádia é um exemplo que persistência e comprometimento com o trabalho. Ela começou como assistente administrativa e passou por vários setores da empresa até assumir, em janeiro deste ano, o cargo de chefia do NDI. “Isso é fruto da seriedade do meu trabalho, que me deu diversas oportunidades até chegar a um cargo de gestão, ou seja, a mulher pode o que ela quiser, basta querer e trabalhar que as coisas boas acontecem”, finaliza Nádia.  

O evento realizado no escritório central da Emater contou ainda com sorteio de brindes, espaço gourmet e barracas com produtos da agricultura familiar.