Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PORTOS E HIDROVIAS

Moradores de Faro contam com conforto e segurança em viagens

Novo Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas foi inaugurado em fevereiro e atende entre 150 e 200 usuários por dia

Por Bruno Magno (SEOP)
04/03/2020 09h17

O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas atende entre 150 e 200 passageiros por dia e a expectativa é de receber três mil por mêsInaugurado no começo do mês de fevereiro pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Faro, no Baixo Amazonas, já opera com seis linhas fluviais na região. Mais de 12 mil moradores do município foram beneficiados pelo espaço, que custou R$ 4.694.222,99, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.

"A população de Faro está muito contente com o Terminal, pois a expectativa foi alcançada e a integração entre os municípios do Baixo Amazonas está acontecendo de forma segura e confortável. O Governo trabalha agora para entregar os próximos terminais hidroviários da região e a CPH continua avançando em obras de reforma e construção de outros equipamentos pelo Estado", destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH.

De acordo com a Prefeitura de Faro, responsável pela administração do terminal, o local atende entre 150 e 200 usuários por dia e a expectativa é de receber três mil passageiros por mês. Os passageiros fazem embarques e desembarques para as cidades de Santarém, Terra Santa, Juruti e Oriximiná, no Pará, e Nhamundá, Manaus e Parintins, no Estado do Amazonas. Atualmente, duas empresas de navegação estão autorizadas a oferecer as viagens diárias. Além disso, o terminal também proporcionou a criação de sete empregos diretos e dezenas de empregos indiretos ao redor do local.

Mais de 12 mil moradores foram beneficiados pelo espaçoSe antes os usuários utilizavam um pequeno flutuante e tinham que colocar os pés na água e na areia para embarcar ou desembarcar no município, agora a realidade é outra. "Melhorou bastante porque agora os passageiros têm mais segurança para chegar até a cidade. É uma obra muito bonita e que vai trazer mais desenvolvimento para Faro", diz o estudante Júnior Silva, que mora no município e utiliza o terminal. 

Moderno - Localizado às margens do Rio Nhamundá, o terminal hidroviário de Faro tem 266,80m² de área na obra civil, o que compreende terminal de cargas, carrinhos para bagagens, cadeiras confortáveis, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisão, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além cumprir com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local também ganhou sinalização interna e paisagismo na área externa.

Já a obra naval compreende duas rampas metálicas cobertas de 25 metros cada; duas rampas de 30 metros cada; uma rampa de 42 metros para acesso ao flutuante metálico coberto, além de sistemas de amarração e fundeio para embarcações. 

Integração - O Terminal Hidroviário de Faro é o segundo entregue pelo Governo na região. Em junho do ano passado, o município de Terra Santa também ganhou um moderno terminal hidroviário. Em breve, o Governo do Estado vai entregar os terminais de Prainha, Curuá, Almeirim, Santana do Tapará e Santarém, concluindo assim, a integração do Baixo Amazonas por meio do modal hidroviário.