Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Moradores de Marituba recebem o projeto 'TerPaz na Cozinha'

Objetivo é levar cursos de capacitação da área da gastronomia para os bairros atendidos pelo programa

Por Paulo Garcia (SETRAN)
03/03/2020 17h36

EDSON LÚCIO - COZINHEIROCom os olhos atentos, o cozinheiro Édson Lúcio prestava atenção em cada detalhe do curso realizado na Escola Dom Calábria, no bairro Nova União, em Marituba. “Já trabalhei com muita coisa, mas agora quero me especializar em gastronomia e vi no curso uma oportunidade para aprender mais, amo massas e meu sonho é montar meu restaurante”, contou.

Seu Édson está entre os 40 participantes do primeiro curso de Massas e Molhos oferecido pelo projeto-piloto “TerPaz na Cozinha” da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) que iniciou nesta terça-feira (03) e encerra na próxima quinta-feira (05), em Marituba.

“Vamos ensinar os participantes do curso, a manipulação dos alimentos para que eles sejam habilitados caso queiram entrar no mercado de trabalho. Em seguida, vamos ensinar receitas bases de massas de macarrão como spaghetti e fettuccine em vários cortes, e por fim, vamos ensinar molhos de tomate e branco para que possam criar receitas e fabricar massas congeladas, molhos, produzindo em casa para gerar renda”, contou Ângela Sicília, chef de cozinha que está ministrando o curso.

Para a coordenadora da Rede Local do TerPaz em Marituba, Amanda Engelke, a principal ideia desse projeto é descobrir talentos da comunidade. “O TerPaz na Cozinha, assim como outros que oferecemos, ajuda abrir a mente das pessoas e ajudá-las a se capacitar para o mercado de trabalho, a demanda desse curso foi muito boa, a gastronomia tem um braço empreendedor muito forte e o que a gente quer é incentivar o protagonismo deles”, disse.

Parceria – A Central de Abastecimento do Pará (Ceasa) também abraçou o projeto e colabora com os insumos que serão usados no decorrer do curso. “Estamos participando do TerPaz desde o ano passado, com cursos de reaproveitamento de alimentos em parceria com mais esta ação, doando os hortifrútis para a produção dos molhos e dando o apoio necessário”, contou Maísa Lima, assistente social da Ceasa.

A autônoma Keyla dos Santos viu no curso uma forma de expandir o seu negócio. “Atualmente estou vendendo marmita para um grupo de 15 pessoas do trabalho do meu marido, mas quero me capacitar para crescer e aprender novas receitas”, disse Keyla.

Pensando em mudar de profissão, a recepcionista Ulibaldina Freire, estava animada e aprovou o molho apresentado no primeiro dia do curso. “Tive a curiosidade de participar porque tenho vontade de trabalhar com cozinha, quero aprender tudo como esse molho que está uma delícia “, disse.

Ulibaldina Freire experimentando o molho de tomate que fezO TerPaz na Cozinha iniciou em Marituba e vai oferecer, além do curso de Massas e Molhos, o curso de garçom, com 40 vagas, que será realizado no dia 10/03, também na escola Dom Calábria, de 14h às 17h.

Icuí – O próximo bairro contemplado com os cursos do TerPaz na Cozinha será o Icuí, em Ananindeua. No dia 14/03 será realizado o curso de Garçom e nos dias 17, 18 e 19/03 o curso de Massas e Molhos, ambos na Escola Maria de Nazaré, de 14h as 17h.