Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Polícia Militar dá início ao III Encontro da Mulher Policial Feminina

Por Matheus Soares (PMPA)
02/03/2020 18h06

A Polícia Militar realizou, na manhã desta segunda-feira (2), a abertura do III Encontro de Mulheres Policiais da corporação, que este ano discute o tema "Sob o olhar delas". O evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo domingo (8), reuniu policiais femininas de várias unidades da região metropolitana e interior do Estado. O início do encontro ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMPA, no bairro Parque Guajará, em Belém. 

Praças e oficiais femininas da Polícia Militar participaram do evento, que teve a participação da Capelania da PM e do Grupo Ministério Rotam e Louvor. Também houve momentos de louvores e adoração a Deus, homenagens, agradecimentos e reflexões sobre a participação da mulher na corporação. Cerca de 100 militares participaram da abertura da programação, que vai se estender até a próxima sexta-feira (6). 

A subtenente Meire Moitinho Bentes participou do primeiro dia do III Encontro de Mulheres Policiais. Entre as praças femininas que estavam presentes, ela era a mais antiga da corporação. A militar entrou nas fileiras da Polícia Militar em 1993 e atualmente está na condição de reconvocada. Mãe de família, ela conta com orgulho como é fazer parte da instituição, ao longo de mais de duas décadas e participar do evento voltado a mulheres.

"É muito gratificante poder fazer parte da história da policial feminina na corporação, pois, mesmo me formando em pedagogia e tendo a oportunidade de trabalhar na área, preferi permanecer na Polícia Militar pelo amor à farda. Eu fico muito feliz de poder participar desse encontro, principalmente por ocorrer logo após a minha reconvocação para as fileiras da corporação", comentou a militar com orgulho.

O contingente de policiais femininas representa 10% do efetivo total da PM do Pará e, mesmo assim, as mulheres têm sido um diferencial na corporação. "Se hoje nós temos 16 mil policiais, cerca de 1,6 mil são femininas e, mesmo com uma efetivo reduzido, elas sempre demonstraram sua importância e seu valor. Por isso, exaltar a policial feminina é de extrema relevância e esse evento cumpre com o seu objetivo", ressaltou o chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel Ronald Botelho de Souza. 

A coordenadora do evento, major Lindiany Patrícia Campos Baia, que atualmente comanda a Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe), comentou sobre sua importância. Esse encontro tem por finalidade enaltecer e trazer à realidade o que a mulher tem feito na Polícia Militar, quais dificuldades e desafios conseguiu ultrapassar e chegar até aqui, mesmo sendo mãe, esposa ou solteira, mas cada uma com suas dificuldades", explicou a oficial. 

A tenente Rose Sheyla Carneiro, que é médica e infectologista, ministrou uma palestra para as policiais militares sobre o Novo Coronavírus. O público presente foi orientado sobre como e quando surgiu o vírus, quais as formas de contágio e as práticas de higiene que minimizam as chances de propagação da doença.

O III encontro de Policiais Militares ocorre entre os dias 2 e 6 de março. Durante o evento serão oferecidos para policiais femininas atendimento odontológico, ginecológico, palestras e rodas de conversas sobre diversos temas. Também serão realizadas exposições do Fundo de Assistência de Saúde (FAS PM) e dos uniformes da corporação, ambos no hall de entrada do auditório do Comando-Geral.