Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação “Polícia nas Ruas” chega a mais três bairros de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2017 00h00

Os bairros do Marco, Pedreira e Sacramenta, em Belém, estarão no foco da operação “Polícia nas Ruas” durante todo o fim de semana. A ação, deflagrada nesta sexta-feira (16) pelo Sistema de Segurança Pública do Estado, é uma das frentes da “Operação Colosso”, lançada no último dia 8 em todo o Pará, e prosseguirá até a manhã de segunda-feira (19), com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade na capital.

Concentrados na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, 370 agentes de segurança pública vinculados às Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), saíram em rondas motorizadas e a pé pelas ruas dos três bairros.

Somente da Polícia Militar do Pará, 175 homens garantem o reforço às operações de rotina feitas diariamente nesses bairros por um efetivo de 25 policiais e com o apoio de sete viaturas. “Essa operação vem justamente fortalecer o policiamento nos locais com maiores índices de criminalidade. E é também em cima desses dados que a operação 'Polícia nas Ruas' vai migrando para acompanhar as demandas da área de segurança”, explica o comandante do Policiamento da Capital, Luís Carlos Rayol.

De acordo com levantamentos diários feitos em todo o estado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, observou-se nos últimos 15 dias uma redução principalmente no número de roubos nos bairros já cobertos pela ação integrada. “Estamos racionalizando o trabalho policial em nosso planejamento estratégico e vamos continuar nos pautando por essas estatísticas para a escolha de locais, dias, horários e tipo de abordagens que serão realizadas”, destacou o comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno.

Operação Tróia – Entre as diversas ações programadas destaca-se a “Operação Tróia”, voltada especificamente para o monitoramento de veículos e que reúne agentes da Semob e da Guarda Municipal de Belém, com o apoio da Polícia Militar. Diferente das barreiras, a ação é feita por meio de rondas ostensivas e da abordagem a motocicletas, transportes coletivos, vans, carros de passeio e outros veículos que estejam trafegando em atitude suspeita.

Segurança – Morador da Avenida Marquês de Herval, no bairro da Pedreira, o auxiliar de serviços gerais Geraldo Lima se surpreendeu quando se deparou com vários policiais em frente a sua porta. “Com o mundo do jeito que está, tão violento, ter esses policiais por perto não deixa de trazer uma sensação de tranqüilidade pra gente”, disse. O mesmo sentimento foi compartilhado por seu vizinho, Gil Lisboa, 30 anos. “A gente se sente bem mais seguro com a presença deles porque vem acontecendo muitos roubos aqui. É um alívio para as pessoas de bem”, reforçou o operador de áudio.

Desde a semana passada, por determinação do governador do Estado, Simão Jatene, o contingente operacional da Polícia Militar ganhou o reforço de servidores que atuam em funções administrativas e, com isso, a população de oito bairros da capital (Terra Firme, Jurunas, Guamá, Condor, Cremação, Batista Campos, Nazaré e Umarizal) vem sentindo a presença e a atuação mais efetiva das forças de segurança pública.

Força-tarefa - Quase 300 homens das Polícias Civil e Militar (e seus grupamentos especiais, como o Batalhão de Choque, Ronda Tática Metropolitana, Cavalaria e Grupamento Aéreo de Segurança Pública), Guarda Municipal, Detran e Semob vem atuando de forma integrada para combater a criminalidade na capital. No dia 9, a operação foi levada para os bairros da Terra Firme, Nazaré, Umarizal e Batista Campos. No último final de semana ela esteve também nas praças da República e Batista Campos.