Paysandu sai na frente na primeira Regata do Campeonato Paraense
Conquistando cinco primeiras colocações em provas disputadas na Primeira Regata do Campeonato Paraense de Remo, na manhã deste domingo (01), na Baía do Guajará, o Paysandu Sport Club sai na frente na competição. O tradicional evento da modalidade é promovido pela Federação Paraense de Remo (Fepar) com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Da largada, no complexo Ver-o-Rio até a Estação das Docas, 104 atletas competiram em 12 provas (sendo que a décima foi anulada) representado os Clubes do Remo, do Paysandu, da Tuna Luso Brasileira e da Associação Guajará Remo. No final, o Paysandu obteve 27 pontos; o Remo, 20 pontos; Associação Guajará, 15 pontos; e a Tuna ficou com 1 ponto.
Segundo o presidente da Fepar, Luciel Caxiado, a avaliação é positiva desta etapa inicial. "Seguimos um calendário para nossas etapas, mas a natureza é indefinida. Avaliamos de forma geral que o evento foi positivo e por isso, agradecemos aos clubes, que estão muito bem preparados e aos nossos parceiros, principalmente à Seel pelo apoio", disse Caxiado.
De acordo com a entidade realizadora, a competição é um evento tradicional da região, que acontece desde 1905 e este ano conta com a participação de 58 barcos.
Com 25 atletas e seis barcos disputando o Campeonato, a Tuna Luso é um dos mais antigos competidores acumulando 39 títulos. "Participamos há décadas desta competição. Há uma grande dedicação do clube e dos atletas para este evento que valoriza a modalidade e o nosso cenário e a inclusão social através do esporte", ressaltou João Bosco, diretor náutico do Clube.
Estreante na competição, Maíza Tenório da Silva, 14 anos, do Paysandu, estava bastante feliz com a participação na prova Skiff Júnior na qual ficou em terceiro lugar. "Comecei a treinar há poucos meses, quando fui convidada pelo meu professor de educação física na escola para conhecer a modalidade. Me apaixonei e aqui estou disputando um campeonato. Estou sentindo muito orgulho e agora vou intensificar o treino para as próximas etapas", conta a atleta.
"O Campeonato de Remo é um evento importante e tradicional para Belém e todo o Pará. E o Governo do Estado, através da Seel, cumpre o trabalho institucional de fomentar essa modalidade", afirmou Vitor Borges, secretário-adjunto da pasta de Esporte e Lazer.
A segunda regata do Campeonato Paraense de Remo está prevista para 17 de maio.