Patrulha rural reforça ações da PM no nordeste e Região Metropolitana
Capacitadas para situações específicas, as equipes realizam policiamento preventivo e ostensivo
Atuação da patrulha rural ajuda a manter a ordem e a tranquilidade na zona ruralOs municípios de Santa Izabel do Pará, Igarapé-Açu, Curuçá e, mais recentemente, Castanhal, contam com a atuação das patrulhas rurais do Comando de Policiamento Regional III (CPR III), da Polícia Militar. As patrulhas têm a missão de atender às demandas de policiamento ostensivo e preventivo em áreas afastadas das zonas urbanas, em municípios do nordeste e Região Metropolitana de Belém.
Integram as patrulhas rurais equipes especializadas para ações específicas. “A nossa região conta com um alto índice populacional na área rural, não só de pessoas que residem, mas que, sobretudo, trabalham ou desenvolvem alguma atividade nas localidades e no campo. Nós entendemos que é necessário designar uma guarnição para atender somente essas demandas", explicou o comandante do CPR III, coronel Raimundo França.O comandante do CPR III, coronel Raimundo França, destaca a necessidade de uma guarnição específica para a área rural
Cada uma das quatro patrulhas que cobrem parte do CPR III é composta por 17 policiais militares, em média, que aprenderam técnicas e táticas policiais, controle de distúrbios civis, técnicas de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (Impo), instruções de armamento calibre .556, entre outras voltadas para operacionalidade.
Atuação - Um dos diferenciais da patrulha rural é a atuação na área limítrofe das sedes municipais, realizando um policiamento efetivo e de proximidade com moradores das comunidades. A patrulha também funciona como reforço operacional em ocorrências complexas, como roubo a agências bancárias no interior do Estado.
O cabo Edson Oeiras, que atua na patrulha rural em Castanhal (Região Metropolitana de Belém), conta que um dos maiores é a questão geográfica. “Muitas vezes temos dificuldade de mapear toda a área para localizar, com detalhes, os acessos a outras cidades. Há rotas em que a chegada às localidades e vilarejos é difícil, com ramais alagados, mas nós nos empenhamos no trabalho, com a ajuda da sociedade, para prestar um serviço de qualidade”, acrescenta o policial.As equipes percorrem localidades distantes das áreas urbanas
Além da patrulha rural, o CPR III tem o apoio da 3ª Companhia Independente de Missões Especiais (3ª Cime), voltada ao policiamento ostensivo urbano, além do motopatrulhamento do CPR III. O Comando de Policiamento Regional III cobre 22 municípios do nordeste, sendo o maior, fora da Região Metropolitana de Belém, em concentração populacional, com mais de 850 mil habitantes.