Estudantes de Abaetetuba recebem a Caravana Pro Paz Enem
Edvania Cardoso, 17 anos, acordou às quaro horas da madrugada deste sábado e viajou durante hora e meia de rabeta pelo rio Maracapucu, na zona ribeirinha de Abaetetuba, para assistir o “aulão” da Caravana Pro Paz Enem na sede do município, que fica a 122 quilômetros da capital. Ela estava entre os 400 alunos que lotaram o auditório da Escola Estadual São Francisco Xavier, na manhã de hoje para acompanhar o reforço dado pela equipe de professores que vem percorrendo vários municípios do interior para preparar os alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Quando eu soube desta oportunidade eu não perdi tempo e mesmo sem ter internet onde moro para me inscrever eu resolvi arriscar, e consegui", contou. Edvânia é aluna de escola pública e pretende cursar Direito. “Quero mudar minha realidade e só estudando eu vou conseguir isso”.
Ainda de mais longe vieram as amigas Marlene Rodrigues, 18, Wendila Rodrigues, 19 e Shirley Oliveira, 18 anos. Elas tiveram que acordar às duas da madrugada e viajar mais duas horas de rabeta para poder assistir a aula aberta. “Escutamos pelo rádio que a Caravana Pro Paz estaria na cidade e logo nos organizamos para não perder essa oportunidade”, comentou Marlene, que também pretende estudar Direito. Já as parceiras de estudos pretendem fazer Enfermagem.
As amigas moram em uma comunidade às margens do rio Quianduba, na Região das Ilhas de Abaetetuba. A divulgação do “aulão” do Pro Paz Enem mobilizou as comunidades ribeirinhas através do rádio, o meio mais eficaz para alcançar este público.
Já o estudante Vinicius Vilhena, 16 anos, mora na sede do município e também aproveitou o sábado para se preparar para o Enem. “Eu estou aprendendo muita coisa. Acho muito legal como os professores conseguem ensinar de forma criativa e divertida", comentou.
Iniciada no dia 4 deste mês com um “aulão” para cerca de 1.500 estudantes na capital, a Caravana Pro Paz Enem já levou o reforço coletivo aos municípios de Belém, Benevides, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Breves e Paragominas. Estão previstos ainda “aulões” em Santarém, Parauapebas, Marabá, Soure e Moju. As prefeituras municipais são parceiras do programa. A meta é preparar 27 mil alunos para as provas do Enem em 13 municípios paraenses.
De 2015, quando o projeto começou, até o final de 2016 o Pro Paz Enem atendeu 23 mil estudantes em vários municípios da região metropolitana de Belém do interior. “Nestes dois primeiros anos nós conseguimos aprovar mais de 2.800 alunos. Sabemos que muitos estudantes de escolas públicas não têm como arcar com os cursos de um cursinho preparatório, por isso nos esforçamos em levar até os municípios a equipe de professores, o material didático e as aulas. E o retorno tem sido muito bom: só nestes três primeiros finais de semana de junho nós já atendemos mais cinco mil alunos”, comemora o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.
Ele acrescenta que todos os alunos inscritos, além do material didático, recebem orientações de planejamento de estudo e testes enviados aos e-mails fornecidos por eles durante o cadastro no programa. No segundo semestre, os alunos também poderão assistir ao programa semanal que será exibido às quartas, quintas e sextas-feiras, no horário de 19 as 20h30, pela TV Cultura. Os alunos que participaram destes primeiros “aulões” já receberam o primeiro fascículo impresso, que reforça a preparação, junto com o conteúdo disponível pela internet.
O Pro Paz Enem 2017 é coordenado pela Fundação Pro Paz e tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que este ano garantiu o reforço de 29 professores da rede estadual à iniciativa, ampliando a atuação do Pro Paz Enem e aumentando o número de municípios cobertos. Nos dias 24 e 25 os “aulões” serão realizados em Santarém, Marabá e Belém.
Serviço: As inscrições para os “aulões” preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio podem ser feitas no portal do Pro Paz/Enem (www.propaz.pa.gov.br)