Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA

Mais de 100 mil brincantes curtem com segurança e tranquilidade o Carnaval em Vigia

Efetivo com cerca de 150 homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes do Detran atuam na cidade

Por Laís Menezes (PC)
24/02/2020 21h33

Turistas e moradores aproveitaram o tradicional bloco Cabrasurdos e VirgiensesO tradicional bloco Cabrasurdos e Virgienses, em que homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem, saiu às ruas da cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, nesta segunda-feira (24), e contou com cerca de 150 mil brincastes em todo o percurso de mais de um quilômetro.
 
Para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) realiza no município a Operação Carnaval Seguro, que é desenvolvida pelos órgãos integrados do sistema de segurança. Somente em Vigia, a operação dispõe de um efetivo de 110 policiais militares, 40 bombeiros e 8 agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
 
Presença dos órgãos integrados de segurança garantiram baixos índices de violênciaDesde a última sexta-feira (21), quando foram iniciadas as ações, os índices de violência se mantiveram baixos.

“A operação tem ocorrido dentro da normalidade, sem nenhuma ocorrência relevante. Devido a concentração de pessoas, registramos furtos. Por isso, fazemos, além das ações de ostensividade, as de orientação junto à população com dicas, entre elas, não levar pertences e objetos de valor, e transportar apenas o dinheiro necessário” - major Guimarães, comandante local.

O Carnaval da cidade já é tradição para o engenheiro agrônomo Diego Cardoso e seu grupo de amigos, que consideram a localidade segura e tranquila para curtir o período. “Nos reunimos aqui há 10 anos, sempre planejamos fantasistas iguais e brincamos muito. Nunca encontramos problemas com a segurança, pelo contrário, eu e meus amigos curtimos o Carnaval aqui justamente por conta da segurança”, contou.

Agentes do Detran realizam no município a Operação Lei SecaLei Seca – O Detran realiza em Vigia a Operação Lei Seca para coibir que condutores dirijam sob efeito de álcool e ocasionem acidentes. De sexta-feira (21) até esta segunda-feira (24), já foram realizados 375 testes do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. Ao todo, foram registrados cinco crimes de trânsito, quando o índice de álcool no sangue ultrapassa 0,34 miligramas; 15 medidas administrativas, quando registra álcool no sangue, porém abaixo de 0,34 mg; e 18 CNHs recolhidas.