Novos turistas promovem desafio ao mercado
Nascidos na década de 90, os novos turistas exigem cada vez mais de seus destinos
Criados em um mundo cada vez mais conectado, os Millenials são um desafio para o turismo: anseiam por serviços mais rápidos, conectados e satisfatórios. A inovação tecnológica é o principal atrativo para esse consumidor. A internet é a principal aliada desses novos turistas na hora de planejar as suas viagens, e também, é na rede que eles desejam ampliar a sua experiência na região visitada.
Diferente de seus antecessores, que levavam algumas semanas para compartilhar o que viveram, os Millenials compartilham seu dia-a-dia na internet. Ou seja, uma experiência negativa ou positiva chega muito mais rápido ao público atingido pelo turista. A conectividade do local então, passa a ser um ponto decisivo na escolha da próxima viagem.
É o caso de Jéssica Diana, estudante de 28 anos, que vê a internet como o guia para as viagens que vai fazer. “A internet é um ponto super importante. Se um dia eu quiser viajar para a Disney, a gente tem toda uma burocracia para chegar lá, porém a gente já sabe, já tem um roteiro preparado através de pesquisas na internet para onde a gente vai, para não ficar perdido. Por que eu vou pra Disney, mas eu não sei o que é isso, onde fica aquilo, e a internet vira um guia turístico, é um roteiro antes de viajar”, explica.
Os influenciadores digitais também participam dessa vivência. Eles são os responsáveis por apresentar um local ao seu público e despertar nele a vontade de viajar, como nos conta Jéssica.
“Eu acompanho muito a Taciele Alcolea. Ela tem até uma bebezinha chamada Alice. E eles viajam muito para fora do Brasil, eles já foram para Portugal, México, França, enfim, eu acompanho muito. Um país que eu tenho muita vontade de conhecer é a França, e foi através dela que essa vontade, essa curiosidade aumentou mais”.
Para Fabiola Sodré, 18 anos, estudante, os sites de viagem e influencers servem para despertar o interesse sobre um local, e posteriormente, a pesquisa na internet. “Eu tenho duas formas de procurar destinos de viagem: o Instagram e a internet. Geralmente eu sigo páginas de viagens e pessoas, em que elas falam de muitos lugares que acabam chamando a nossa atenção. Então eu acabo vendo algumas programações e sites de viagens e eu fico interessada. Logo em seguida, eu pesquiso na internet para procurar mais sobre o país em si, porque o país tem muitos lugares para escolher, então tem que pesquisar bastante”, afirma.
O itinerário na localidade também muda. Os viajantes de hoje desejam vivenciar a cultura local, chegando até a dispensar os hotéis e passar um tempo nas casas dos moradores locais.
Mas por que investir nos Millenials?
Segundo o “2020 Hotel Trend Report”, divulgado pelo portal Hotel News Now, essa nova categoria de turista está mais disposta a gastar na viagem, gostam mais de viajar que seus antecessores e estão construindo uma relação de lealdade com os hotéis e locais que frequentam.
No Pará
O Estado lidera a conectividade no Norte do País. Dos 84 Municípios com wi-fi na região, 46 estão no Pará, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fato que interessa aos novos turistas, ansiosos por conectividade. O Estado, além de ter internet gratuita em diversos destinos turísticos, também é vendido por diversos sites especializados. O TripAdvisor, por exemplo, conta com mais de 146 mil dicas sobre o turismo no Pará.
Em 2019, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) trouxe ao Pará, a blogueira holandesa Nienke, que conta com cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram e 3,41 milhões no Youtube. De acordo com o estudo “Taking Stock With Teens”, cerca de 85% dos jovens utilizam a rede social ao menos uma vez por mês. Em seu vídeo produzido para o Youtube sobre a capital paraense, Nienke recebeu mais de 29 mil “likes” e cerca de 3,3 mil comentários. No Instagram oficial “Visit Pará”, as postagens sobre a visita da blogueira renderam cerca de 1000 visualizações diárias.
Texto com a colaboração de Helando Fragoso