Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa leva o Dia D de vacinação contra o sarampo para as ações do TerPaz

Campanha segue até o dia 13 de março. Público alvo são crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos

Por Caroline Rocha (SEAP)
15/02/2020 15h46

Neste sábado (15), ocorreu o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todo o país e, para ampliar a oferta da vacina durante o período da campanha, as doses também estarão disponíveis entre os serviços da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nas ações do programa Territórios pela Paz (TerPaz).

A campanha começou no último dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março, e o público alvo são crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos. Em todo o Estado, a meta de vacinação é de 128 mil pessoas. Todas as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos 144 municípios.

A Sespa afirma que o alerta contra a doença é constante porque ainda há um surto de sarampo acontecendo na Região Metropolitana de Belém. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria, de 11 de agosto de 2019 a 8 de fevereiro deste ano, foram notificados 834 casos suspeitos da doença, dos quais 256 foram confirmados, 128 descartados e 446 ainda permanecem em investigação. Do total de confirmados, 109 são residentes de Belém e 48 de Ananindeua, e os demais de outros municípios.

O Ministério da Saúde (MS) já encaminhou ao Pará 130 mil doses da vacina tríplice viral, que além do sarampo, previne também caxumba e rubéola. A única contraindicação são às gestantes. O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, que ainda não haviam sido convocados e nem vacinados, evitando o risco de propagação do sarampo no país. Segundo informações do MS, em 2020, estão previstas mais duas campanhas contra a doença.

Lucia Oliveira chegou cedo para vacinar o filho Gabriel Oliveira, de 12 anos, na escola Arthur Porto, no bairro do Jurunas. "Fiquei sabendo da ação e aproveitei que ainda não tinha levado o meu filho pra vacinar contra o sarampo, achei uma maravilha porque é perto de casa, então vim logo cedo", disse.

Na Terra Firme, a ação foi realizada na Unidade Integrada ParaPaz (Uipp), onde Daiane Dias levou os filhos para vacinar. "O TerPaz tem mudado a vida de muitas pessoas, já participei de um curso profissionalizante e agora estou aqui vacinando meus filhos, estou muito feliz por essas ações estarem presentes no bairro", contou Daiane.

Segundo o secretário da Sespa, Alberto Beltrame, a ação também faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.

“Em 2019, foi realizada uma primeira campanha nacional e o Pará foi o primeiro estado brasileiro a fazê-la, antecipando o calendário nacional para antes do Círio de Nazaré, objetivando ampliar a proteção da população paraense durante a intensa movimentação de pessoas vindas de outros estados e países, onde a circulação do vírus estava ativa” - Alberto Beltrame, secretário da Sespa.

Durante a campanha mencionada pelo secretário, ocorrida entre setembro e outubro de 2019, voltada a crianças de seis meses a cinco anos incompletos e aos jovens de 20 a 29 anos, o Pará chegou à marca dos 85,4% de cobertura. Em relação à cobertura vacinal do calendário de rotina das duas doses da vacina tríplice viral, destinada a crianças menores de um ano, o Pará alcançou 77,6% no ano passado.

Prevenção

A Sespa vem trabalhando na prevenção do sarampo em conjunto com os municípios, sempre alertando que a importância que todos os casos suspeitos da doença atendidos nos serviços de saúde públicos e privados sejam notificados às Secretarias Municipais de Saúde que, por sua vez, notificam aos Centros Regionais de Saúde do Estado.

O surto atual tem relação com casos de pessoas que estiveram nas cidades de São Paulo e Santos, onde, provavelmente, foram expostos ao vírus. Por isso, é fundamental cumprir o calendário de vacinação das crianças, adolescentes, adultos e idosos e manter todas as vacinas atualizadas. Só assim, é possível evitar doenças graves como o sarampo, que já havia sido eliminado do Brasil.

Além de notificar e investigar os casos, cabe às Secretarias Municipais divulgar à população as medidas preventivas contra a transmissão do sarampo e orientar sobre o atendimento médico em casos de sinais e sintomas. No que se refere às ações por parte da população, todas as pessoas com sinais e sintomas de sarampo devem procurar atendimento médico e manter atualizado o calendário vacinal.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração.

A infecção também ocorre por meio de gotículas de secreções respiratórias (tosse, espirro etc.) com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.