Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APREENSÃO

Polícia Civil apreende caminhão com carga ilegal de carvão vegetal em Tailândia

Por Luiz Cláudio (PC)
14/02/2020 18h51

A Polícia Civil do Pará apreendeu nesta quinta-feira (13) um o caminhão que transportava 36,49 m³ de carvão vegetal sem a documentação devida para o transporte. O veículo encontrava-se no interior da "Fazenda São Pedro/Zimmermann", localizado no Km 161, vicinal 35, zona rural de Tailândia, no nordeste paraense. O veículo e a matéria foram apreendidos e levados à Delegacia de Tailândia.


O titular da DEMAPA, delegado Waldir Freire Cardoso, explica que o veículo foi encontrado no lote ocupado por José Maria Pereira de Souza, sob a responsabilidade de Marco Martins do Nascimento, condutor do veículo, que informou que o lote onde estava os fornos era de responsabilidade de José.

Segundo Waldir Freire, no local existem vários fornos de carvão ao longo dos ramais, dispostos de dois em dois para burlar a fiscalização. “O máximo permitido são dois fornos para caracterizar produção de subsistência, assim, os infratores tentam descaracterizar o crime ambiental”, enfatizou o delegado Waldir.

Cumprindo diretrizes operacionais do delegado-geral Alberto Teixeira, da Diretoria da Polícia Especializada (DPE), a ação foi realizada em conjunto entre a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), a Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) Belém e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.