Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERIMÔNIA

PM conclui primeiro Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS) de 2020

Por Taiane Figueiredo (PM)
14/02/2020 18h30

Seiscentos e três policiais militares concluíram, nesta sexta-feira (14), o primeiro Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS) de 2020. Ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, presidiu a cerimônia de formatura,  realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Belém. 

Ualame Machado presidiu a cerimônia de formatura.

O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, afirmou que os policiais militares são o maior patrimônio da instituição e que o aperfeiçoamento é essencial para a qualidade do serviço policial. “Sem a capacitação, nós não conseguiríamos ter alcançado o sucesso que  a nossa instituição, juntamente com os órgãos do sistema de segurança pública, alcançamos em 2019 - uma redução histórica nos índices de criminalidade”, comentou o comandante-geral. 

O titular da Segup, Ualame Machado, também falou sobre o investimento no profissional de segurança pública. “O CGS é a demonstração de que nós devemos valorizar os nossos policiais. Nós estamos tentando valorizar, cada vez, mais o trabalho de vocês e colocá-los nas ruas da melhor forma possível, com preparo técnico, psicológico e também com toda a estrutura familiar para que nós possamos desenvolver as nossas atividades”.

Oficiais, praças e familiares dos formandos estiveram presentes na solenidade, que ocorreu em Belém e também deve ser realizada nos outros cinco polos de formação no interior do Estado: Santarém, Marabá, Castanhal, Monte Alegre e Capanema. O CGS tem a coordenação-geral do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) da PM e é pré-requisito fundamental para a promoção a segundo sargento.

Procedimento Administrativo Disciplinar, Direito Penal Militar, Legislação Básica Institucional, Chefia e Liderança Militar e Direitos Humanos foram algumas das sete disciplinas ministradas ao longo do curso iniciado em janeiro deste ano. As atividades complementares, constituídas de palestras e visitas técnicas, também integraram a grade curricular. 

A turma “Mario Jorge da Conceição Nunes”, nome de um sargento falecido da Polícia Militar, homenageado pelos próprios alunos, teve como primeiro colocado o 3º sargento Anderson Magno Piedade, com média final de 10 pontos. Os 3º sargentos Leonardo Nunes e Luiz Melo conquistaram o 2º e 3º lugares. 

Tenente-coronel Andréa Keyla Leal Rocha. “Hoje, contemplamos mais uma vitória, mais uma turma de conclusão de curso, que estreia o ano de 2020 em grande estilo. Esses formandos conquistam mais uma glória em suas carreiras”, comentou a comandante do Cfap, tenente-coronel Andréa Keyla Leal Rocha.