Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes da Deodoro de Mendonça dão arrancada para o Enem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/06/2017 00h00

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais em Belém e em outros municípios do Estado preparam-se, desde o começo do ano, para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) agendadas para 5 e 12 de novembro.

Na Escola Estadual Deodoro de Mendonça, no bairro de Nazaré, alunos e alunas intensificam o ritmo de estudos na própria unidade escolar, por meio do projeto “De Olho no Enem”, inédito na escola, e que mobiliza um grupo de professores na organização e realização de aulas específicas, abrangendo as quatro áreas do Exame. O primeiro aulão foi ministrado nesta segunda-feira, 19, na própria unidade de ensino.

Este ano, na escola, 98% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, ou seja, 230 alunos, inscreveram-se no Enem 2017, como informou o professor de Filosofia, Francisco Rodrigues. “No dia 19, nós tivemos a primeira oficina do projeto, abrangendo o eixo de Ciências Humanas e suas tecnologias. As aulas, ao longo do ano, serão sempre ministradas no auditório da escola”, afirmou o professor.

As atividades pedagógicas são destinadas a cinco turmas de estudantes distribuídos em dois turnos de atividades pedagógicas. O “De Olho no Enem” conta com 32 professores, o acompanhamento da diretora da Escola Deodoro de Mendonça, Heliana Teles, e apoio da Unidade Seduc na Escola (USE 5).

Cada aulão abrange a aplicação de um simulado impresso com 20 questões, com uma hora e meia para resolução. Após o simulado, professores resolvem as questões, comentando cada item e repassando dicas aos estudantes.

Foco

Para a estudante Katherinne Brito, 18 anos, que pretende cursar Artes Visuais, foi positiva a iniciativa do quadro docente e da direção da escola. “Foi muito bom. Os professores comentaram as questões do simulado e, o mais importante, foi que eles nos orientaram sobre a atenção, a interpretação dos enunciados, o que é fundamental na prova. Valeu muito”, declarou. Katherinne estuda por quatro horas a cada dia, fora as aulas no Deodoro de Mendonça.

Cleiton Ramos Sousa,18 anos, mora no bairro da Terra Firme. Ele fará as provas do Enem objetivando ser aprovado para o curso de Química. “Eu aprendi conteúdos que estava tendo dificuldade para assimilar”, afirmou. Cleiton intensifica os estudos fora da escola.

Já a estudante Diana Hillary Ferreira, 18 anos, quer cursar Licenciatura em Geografia. Ela mantém uma rotina de estudos de 11 horas por dia, incluindo casa, escola e cursinho. “Foi produtivo o aulão. Serviu para a gente tirar dúvidas e interagir com os professores. Eu pretendo assistir a todos os aulões na escola”, pontuou.

O projeto “De Olho no Enem” terá aulão sobre conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias em 16 de agosto. Para o dia 12 de setembro está programado aulão sobre Matemática e suas tecnologias. O aulão sobre Linguagens, Códigos e suas tecnologias ocorrerá em 28 de setembro. O aulão sobre a Redação será ministrado em 4 de outubro. Um simulado sobre o Enem será realizado em 17 de outubro.

FCP oferece ciclo de palestras preparatórias para as provas

A Fundação Cultural do Pará promove, neste mês, mais um ciclo de palestras preparatórias para o Enem, com o professor Bruno Augusto. A primeira aula foi realizada na Casa da Linguagem, nesta segunda-feira, 19, e teve como conteúdo a análise dos teóricos do Absolutismo e o impacto para a Formação da Sociedade Moderna. A programação continua nesta terça-feira, 20, às 14h30, no terceiro andar do Centur, e no dia 22, na Biblioteca Vicente Salles da Casa das Artes.

As palestras compreendem abordagens sobre o conteúdo do Enem, obedecendo as solicitações mais importantes, tais como: eixos cognitivos, matriz de referência e competência de área. No Centur, o conteúdo a ser trabalhado na palestra desta terça será sobre a importância dos Filósofos Iluministas e seus desdobramentos no Brasil. O conteúdo que será apresentado na palestra da Casa das Artes será sobre o Contexto Histórico de Implantação da Ditadura Militar no Brasil.

O professor Bruno Augusto Fernandes ressalta “que em todas as palestras haverá também mostras de filmes sobre o assunto, músicas temáticas e resolução de exercícios, para que o aluno aprenda melhor sobre o tema abordado”, finaliza.

* Colaboração: Ascom Fundação Cultural do Pará