Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONDECORAÇÃO

Policiais que salvaram criança no Paar são homenageados pela PM

Menino de apenas 3 anos teve uma convulsão e mãe pediu socorro aos militares

Por Matheus Soares (PM)
07/02/2020 16h18

Cabos Jefferson Valente e Jefferson Menezes, a soldado Viviane Sena e o menino José Gustavo com os seus paisA Polícia Militar do Estado, por meio do 29° Batalhão, unidade que integra o Comando de Policiamento da Região Metropolitana, condecorou três policias, sendo dois homens e uma mulher, com 'Elogio Individual' por terem atendido ao pedido de socorro da mãe de uma criança de 3 anos, que perdeu a consciência devido a uma convulsão sofrida próxima à sede da unidade, localizada no bairro do Paar, em Ananindeua.

O ato simbólico foi proposto pelo comandante do 29° Batalhão, tenente-coronel Francisco Ribas, e ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), durante um 'Paradão Militar', realizado no bairro do Distrito Industrial. De acordo com o elogio elaborado pelo oficial, a ação dos três militares é considerada pela corporação como “‘Meritória de Caráter Excepcional’, sendo motivo de exemplo para seus pares e subordinados, de reconhecimento de seus superiores e da instituição”.

José Gustavo, de apenas 3 anosAlessandra Lisboa, 23 anos, mãe do pequeno José Gustavo, falou sobre o acolhimento que recebeu dos militares. "Sou grata por tudo o que fizeram por nós. Isso nunca tinha acontecido antes e eu não soube o que fazer na hora, a quem recorrer”, relatou a mãe, que trabalha numa escola próxima ao Batalhão da PM.

O cabo Jefferson Valente falou sobre a sensação de alívio ao perceber que a criança havia recuperado a consciência. "Ele estava com os dentes travados, desfalecido e a mãe só podia contar conosco. A sociedade não quer saber se você fez curso, se conhece os procedimentos corretos, ela só acredita que a polícia vai ajudar de alguma forma. Não podíamos frustrar a expectativa dessa mãe", frisou o policial, que está há 10 anos na corporação.

Socorro – Por volta das 13h40m, os cabos Jefferson Valente, Jefferson Menezes e a soldado Viviane Sena trabalhavam normalmente durante o horário de expediente quando foram acionados por uma mãe, que pediu socorro para seu filho que estava inconsciente e sofrendo um ataque epilético.

Militares visitaram a família do menino, para um reencontro com a criançaImediatamente, os três policiais militares deitaram o pequeno José Gustavo e tentaram liberar as vias áreas para facilitar a respiração. Ao perceberem que o menino havia recuperado os sentidos, eles solicitaram permissão ao sub-comandante da unidade, major Mauro Guerra, para utilizar um viatura policial e levar a criança e a mãe até um hospital particular.

Reencontro – Na manhã desta sexta-feira (7), os três policias militares foram até o bairro das Águas Brancas para reencontrar a criança e saber sobre o estado de saúde dela. Gustavo Peters, 23 anos, pai do menino, disse estar agradecido pela solidariedade dos policias, que ainda levaram brinquedos e interagiram com o pequeno José Gustavo.