Técnicos da Defesa Civil do Pará atuam no atendimento a desastres em MG
Chuvas intensas castigam regiões mineiras. Paraenses trabalham no gabinete de crise
Esta semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Cedec/PA deslocou dois técnicos para atuar nas respostas aos desastres causados por chuvas intensas, com maiores taxas registradas nos últimos 100 anos no Estado de Minas Gerais, deixando 123 municípios em Situação de Emergência, comovendo todo o entes federativos e sociedade civil organizada, voltados para auxílio àquele Estado.
A participação de técnicos da Defesa Civil do Pará coloca a mesma em destaque no cenário nacional, por somar esforços junto aos técnicos de Minas Gerais, que possuem conhecimento em tragédias de grande impacto como Mariana em 2015 e Brumadinho em 2019. Com isso tem-se inestimável troca de experiências e estreitamento de relações que poderão agregar mais conhecimento às ações de respostas no Estado do Pará.
Ismael Pantoja e Márcio Avellar, nas pontas, já em Minas GeraisOs técnicos Ismael Pantoja e Márcio Avellar estão no Gabinete de Crise em Minas Gerais, desenvolvendo a análise das informações prestadas pelos municípios mineiros mais atingidos pelas chuvas, o que agilizará a tramitação de Reconhecimento da Situação de Emergência por parte do Governo Federal, concluindo a primeira fase de resposta, que se encerrará no próximo domingo (9).
Esta semana, o Governo Federal já liberou cerca de R$1 bilhão, exclusivos para ações emergenciais, com isso, os técnicos paraenses serão de grande importância em Minas Gerais, pois também auxiliarão a análise das solicitações de recursos dos municípios afetados e indiretamente atenderão a milhares de pessoas acometidas pelas chuvas.