Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUDESTE

Emater renova convênio com Prefeitura de Itupiranga para fortalecer agricultura

Atuação do órgão auxilia, dentre outras demandas, na emissão de CAR e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
03/02/2020 09h51

Prefeito José Milese e o supervisor-regional de Marabá, Carlos Eduardo SoaresA empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) renovou convênio com a Prefeitura de Itupiranga, no sudeste paraense, que visa fortalecer ações de desenvolvimento da agricultura familiar no município. A presença da Emater auxilia, dentre outras demandas, na emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), certificação que dá acesso às políticas públicas.

A Emater já conta com 10 profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Pecuária, trabalhando no escritório local, com o objetivo de ampliar cada vez mais o leque de atendimento às pessoas.

“A assinatura do convênio fortalece nosso objetivo, que é de chegar ao maior número possível de famílias atendidas no município. Também, com o convênio, conseguimos a manutenção de veículos e combustível, para que os técnicos façam mais visitas em propriedades” - Carlos Eduardo Soares, supervisor-regional de Marabá.

Os agricultores de Itupiranga trabalham com pecuária de corte e de leite, atividades fundamentais para a economia da cidade. O prefeito do município, José Milesi, reforçou a importância da Emater e disse que “é preciso avançar no processo de regularização de terras para que os agricultores consigam acessar programas de crédito, como Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”.

Emater e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) já trabalham com esse propósito. Os dois órgãos assinaram um Termo de Cooperação Técnica (TCT), que alia assistência técnica e regularização fundiária. O acordo tem cobertura sobre todos os 144 municípios paraenses e vigência até 2022.

Novo escritório – No início deste mês, a Emater começou a realizar vistorias no local que abrigará o novo e moderno escritório do município de Itupiranga. A expectativa é que o espaço seja entregue ainda neste primeiro semestre. De acordo com a presidente da Emater, Cleide Amorim, esse é mais um compromisso do governo do Estado, que é de proporcionar melhor estrutura de serviços no interior do Pará.

“Estamos reestruturando a empresa e isso inclui dar melhores condições de trabalho para nossos funcionários e mais serviços para o agricultor, esse é o nosso objetivo”, garantiu a titular do órgão.