Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

SEAP retoma controle de Centro de Recuperação do Coqueiro

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
01/02/2020 22h43

Preso há 23 anos e com passagem por diversas casas penais, Ivaldo Dantas, afirma viver hoje uma nova realidade. O interno está custodiado no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde estão sendo implementados novos procedimento de conduta desde a última segunda-feira (27).

"Durante todos esses anos que eu passei nas casas penais eu nunca vi uma mudança como esta. Estamos recebendo limpeza e dignidade. Afirmo isso porque passei por várias em que as condições eram desumanas. Agora temos educação e exercemos o respeito com os agentes e policiais, assim como com os companheiros de cela. Quero parabenizar o Estado", afirma. 

A mudança descrita por Ivaldo é resultado da retomada de controle do CRC, realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio do Comando de Operações  Penitenciárias (COPE). A unidade já passou por reformas: celas, blocos e pavilhões foram higienizados e pintados. Todos os internos estão uniformizados e receberam kits de higiene pessoal. Além disso, diversos objetos ilícitos foram apreendidos, dentre eles, mais de R$ 3 mil, valor revertido para as reformas. 

Na manhã deste sábado (1º), todas as mudanças foram apresentadas durante uma visita técnica, com a presença do secretário Jarbas Vasconcelos e todo o corpo diretivo da SEAP. O CRC é uma casa penal de população carcerária mista. Há regime fechado e semiaberto.

Trata ainda de uma unidade que comporta uma ampla estrutura para atividades laborais, como marcenaria. "É uma casa complexa, mas nela é feita uma ampla programação de estudo e trabalho, visando a remição de pena e percepção salarial para os internos. Há ainda o trabalho voltado ao estudo. Oferecemos desde o nível fundamental até o ensino superior, por meio, da educação a distância. A valorização pelo trabalho aqui é grande", destaca a diretora do CRC, Dorotéia Soares. 

Segundo o diretor de Reinserção Social, Belchior Machado, após a implementação de procedimentos na unidade, serão potencializadas as atividades de reinserção que já ocorrem no CRC. "Vamos dar continuidade nos convênios com os parceiros, reorganizar e intensificar o trabalho da marcenaria, implantar uma fábrica artesanal de vassouras, além da montagem de equipes de limpeza e manutenção da unidade. No âmbito da educação, teremos início do ano letivo no dia 3 de fevereiro, com turmas nos três turnos, além de cursos profissionalizantes já planejados para a unidade e a implantação de um projeto de música, que terá um interno como monitor, coordenado pela Coordenadoria de Educação Prisional e sob orientação dos técnicos de reinserção social da unidade", pontuou. 

De acordo com o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, a implantação de procedimentos está sendo implantada nessa unidade para resgatar a dignidade de cada um dos internos. "A ação não visa apenas colocar ordem e disciplina, mas estas são necessárias para que nós oferecer ter estudo, trabalho, melhorias, higiene e assistência. É um desdobramento dos primeiros passos que foram dados essa semana. A condição que vocês estavam aqui era pior, por isso, precisava e vai mudar", destaca.