Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Programa de troca de geladeira contempla mais de 100 famílias no bairro da Cabanagem

A parceria entre o Estado e a concessionária de energia visa reduzir o consumo de energia elétrica

Por Carol Menezes (SECOM)
31/01/2020 21h01

Helder Barbalho destacou a transformação social como determinante para um novo ambiente nas comunidadesA troca de geladeiras antigas por modelos novos, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica para famílias de baixa renda, teve mais uma etapa na noite desta sexta-feira (31), no bairro da Cabanagem, em Belém. Foram entregues 120 geladeiras, em um evento no Estacionamento A2 do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A programação beneficiou moradores cadastrados pelo Projeto E+ Geladeira Nova, da concessionária Equatorial Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), por meio do programa Territórios pela Paz (TerPaz). O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O governador Helder Barbalho, na companhia da primeira-dama, Daniela Barbalho, participou da entrega dos eletrodomésticos e destacou a importância do trabalho voltado a garantir melhor qualidade de vida no bairro. "A ideia é oferecer serviços para a população. Poder estar presente, cuidando das pessoas, ajudando as famílias. Daí as iniciativas de crédito habitacional, de melhorias para os empreendimentos, a mudança do eletrodoméstico para diminuir o consumo de energia, melhorando assim as condições das famílias. A transformação social é determinante para que possamos construir um novo ambiente nestas comunidades", reiterou o governador.

A primeira-dama, Daniela Barbalho, falou sobre a construção de um espaço de lazer na CabanagemDaniela Barbalho agradeceu às pessoas que acreditam no TerPaz, e informou que o planejamento do programa para este ano inclui a construção de um espaço de lazer na Cabanagem, para que crianças e seus familiares possam desenvolver atividades esportivas, culturais e educacionais.

A dona de casa Maria Graciete Cunha é uma das beneficiadas. "Minha geladeira é bem antiga, e essa nova vai servir muito. Eu queria faz tempo uma nova", contou ela. A costureira Renilde Peniche também disse estar "muito feliz de ter sido contemplada porque preciso baixar a energia, e sei que agora eu consigo".

Redução de consumo - Marisa Lima, coordenadora do TerPaz na Cabanagem, informou que a parceria, além de garantir aos moradores acesso à Tarifa Social Baixa Renda, à regularização de débitos e troca de lâmpadas amarelas por lâmpadas de led (mais econômicas), ainda dá a chance de renovar um dos maiores consumidores de energia – a geladeira. "Quanto mais antigo o eletrodoméstico, maior o gasto. Então, o item novo contribui para baixar o valor da conta no fim do mês", acrescentou.As famílias beneficiadas com as geladeiras são cadastradas pela concessionária

Para Cleiton Soares, coordenador de Projetos da Equatorial, a união de forças é importante para estender o atendimento de qualidade aos bairros que mais precisam. "Geladeira é um equipamento que representa 30% do consumo total das casas, e nem todo mundo tem oportunidade de ter uma nova. No ano passado, atendemos os sete bairros do TerPaz e contribuímos com a entrega de 2.140 novas. A gente retoma a iniciativa em 2020 pela Cabanagem, e espera manter a média do ano passado", declarou.

O bairro da Cabanagem já recebe as ações do TerPaz