Alunos de escolas da rede pública comemoram aprovação no vestibular
Em meio à festa, os estudantes reconhecem a importância do ensino oferecido nos estabelecimentos estaduais
Calouros da Universidade do Estado festejam o ingresso no ensino superiorCentenas de alunos das escolas da rede pública estadual de ensino do Pará comemoram a aprovação no vestibular das universidades públicas. Logo após a divulgação dos “listões” com os resultados, os novos calouros tomaram as ruas para comemorar o ingresso no ensino superior. A festa começou em Belém, e aos poucos tomou todas as regiões do Estado, mostrando que a escola pública é um espaço de construção de sonhos.
Estudante da Escola Estadual Maria Araújo Figueiredo, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), Milena Oliveira, 21 anos, sentiu a emoção do dever cumprido, pelo segundo ano consecutivo. Em 2019, Milena passou no vestibular da Universidade de São Paulo (USP), mas por não ter condições de se manter em outra cidade, ela continuou tentando uma vaga no Pará. No ano passado, conseguiu bolsa integral em cursinho particular, e entrou na rotina de estudos diários. Foi desta forma que a estudante realizou o sonho de ingressar no curso de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Fiquei imensamente grata e realizada por ter chegado aqui. Grata pelos ensinamentos da escola pública e por ter conseguido a bolsa de estudos no cursinho”, declarou.Na comemoração não podem faltar o tradicional banho de trigo e o ovo na cabeça
Esforço recompensado - Em Bragança, no nordeste paraense, o dia também foi de festa nas escolas da rede estadual. Ítalo Conde ficou entre os 10 primeiros colocados em Medicina, na Uepa. Quando soube do resultado, correu para a Escola Luís Paulini para comemorar com amigos e professores. “Valeu cada esforço! Sou muito grato à escola, porque é grandiosa, e devo essa conquista a ela”, afirmou. Da “Luís Paulini” foram aprovados cerca de 20 alunos, e outros 20 da Escola Bolívar Bordallo, também em Bragança.
Quem também comemorou o acesso à Universidade foi o auxiliar de serviços gerais Alan Patric. Aluno da Escola Estadual Ruth Guimarães Ferreira, no Distrito de Murinin, em Benevides (Região Metropolitana de Belém), ele é calouro de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e estava no trabalho quando foi avisado pela família da aprovação. “Estou muito surpreso, pois não esperava por esse resultado. É muito bom ter o esforço recompensado”, disse Alan, que também comemorou a aprovação ao lado do servidor público e calouro de Educação Física da UFPA, Marcelo Furtado. “Estudei na Escola Paes de Carvalho (em Belém), e toda a minha base escolar é do ensino público”, contou.
Alunos da rede pública estão presentes em todos os listões já divulgadosPara Emanuella Oliveira, a conquista é dupla. Além da concorrência, ela superou a deficiência física e garantiu vaga no curso de Ciência da Computação, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. Manuella é cadeirante e cursou todo o ensino médio na Escola Felisbelo Jaguar Sussuarana, na sede municipal de Santarém.