Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Grupo de Trabalho integrado pela Prodepa vence premiação internacional

A premiação como Time do Ano foi na categoria Digitalização de Serviços Públicos

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
30/01/2020 16h48

O Grupo de Trabalho Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.Gov), do qual a Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará) participa, é o vencedor do Prêmio Global Public Service - Team of The Year, promovido pela Apolitical, do Reino Unido. O grupo venceu como Time do Ano na categoria Digitalização de Serviços Públicos.

A Apolitical é uma das maiores instituições de apoio a governos no mundo. A premiação é importante para equipes que trabalham com inovação no setor público.

Cartaz da premiação promovida pela Apolitical, do Reino UnidoO GT foi uma das nove iniciativas escolhidas, entre vários países que estavam na disputa. A votação foi popular, e o Grupo era o único da América Latina a concorrer à premiação. O grupo é nacional e foi formado em maio de 2019, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad).

Com técnicos e gestores de 20 governos estaduais e do Distrito Federal, o Grupo de Trabalho tem 44 membros, especialistas em tecnologia dos governos estaduais. Seus integrantes estudam, compartilham conhecimentos e desenvolvem soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital na administração pública do País.

Trabalhando de forma voluntária, o GTD.Gov busca, com o apoio dos estados e do governo federal, desenvolver seus projetos a partir de uma lógica de transformação digital dos serviços públicos disponíveis em suas plataformas, ampliando o acesso do serviço ao cidadão, com redução de custos para governos e para a sociedade.

Sustentabilidade - O GTD.Gov debate várias iniciativas de transformação digital existentes hoje nos países mais desenvolvidos do planeta, tendo como meta o desenvolvimento sustentável. Uma das metas da atual administração é reduzir gradativamente a utilização de papel nos processos. “Para tanto, estamos investindo maciçamente no Processo Administrativo Eletrônico (PAE), sistema desenvolvido pela Prodepa com o apoio da Secretaria de Estado de Administração e Planejamento (Seplad)”, disse Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa e representante da empresa paraense no grupo.

Segundo ele, a iniciativa, aprovada pelos jurados internacionais da Apolitical, concorreu com centenas de outros projetos, de vários países. “O Prêmio reconhece o trabalho de equipes que têm feito a diferença, por meio de soluções inovadoras, no serviço público”, destacou.