Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Jornadas Pedagógicas definem prioridades do calendário letivo 2020

Todas as escolas da rede estadual estão reunidas hoje e amanhã (31) para realizar o planejamento do ano.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
30/01/2020 16h29

Todas as escolas da rede estadual estão reunidas hoje e amanhã (31) para realizar o planejamento do ano.

O ano de 2020 deve ser de estruturação e elevação dos indicadores do ensino no Pará. Na busca desse objetivo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta quinta-feira (30) as Jornadas Pedagógicas 2020.

“As Jornadas são um momento importante em que profissionais da educação partilham ideias diante das diretrizes pedagógicas da Rede em coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo”, explica a secretária-adjunta de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Paula Renato.

Os profissionais da educação foram recebidos com acolhida calorosa na maioria das escolas. Na USE 17, por exemplo, em Mosqueiro, a abertura da Jornada teve voz e violão e café da manhã na Escola Estadual Honorato Filgueiras. Na Unidade Educacional Especializada prof Astério de Campos, da Use 08, a acolhida do corpo docente foi com café da manhã, palestras e reflexão acerca dos processos dinâmicos e interativos no fazer pedagógico e docente para alunos com deficiência auditiva e visual. No interior do estado as escolas também reuniram suas equipes para traçar os desafios de 2020 com reflexão sobre o papel de cada um para o alcance das metas.

Na USE 02, os docentes das 22 escolas se reuniram no auditório da Escola Anísio Teixeira e traçaram como prioridade a melhoria dos índices de desempenho dos alunos no perfil de entrada, percurso e saída do ano letivo. “Esse acompanhamento é que vai nos ajudar a monitorar a melhor preparar os alunos para o ano seguinte”, explica a gestora Leila Braga. Outra prioridade é a implementação da nova Base Nacional Curricular (BNCC) nas escolas de ensino fundamental e médio.

A meta da USE é intensificar a formação dos professores para que eles compreendam o funcionamento dessa metodologia de ensino. Os docentes contaram coma a palestra do professor doutor Marcelo Valente com o tema BNCC: ensinar e aprender por outros caminhos. Segundo ele, a nova BNCC indica que a escola trabalhe com projetos, em que o aluno é protagonista e os professores, orientadores.

Os docentes contaram coma a palestra do professor doutor Marcelo Valente com o tema BNCC: ensinar e aprender por outros caminhos.

“Temos que perguntar a eles o que eles querem debater e não chegar com temas prontos para cumprirem. Esse tempo já era porque o aluno agora é quem exerce o protagonismo na escola e isso é um grande avanço”, defendeu.