Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RODAS DE CONVERSA

Secom inicia fevereiro com ações em Marituba e Bengui

Cine debate e roda de conversa são ações de comunicação comunitária da Secretaria junto ao TerPaz

Por Dani Franco (SEAC)
30/01/2020 15h48

Na próxima semana, o Programa TerPaz chega em Marituba, bairro Nova União, e ao bairro do Bengui, em Belém, com ações de comunicação comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A primeira ocorre na segunda-feira (3), durante a abertura das atividades da Escola Dom Calábria, em Marituba. Já no dia 6, quinta-feira, a Escola Estadual Maria Luiza Costa, no Bengui, recebe um cine debate em homenagem ao Dia Nacional do Quadrinho, com a presença dos desenhistas e cineastas Cássio Tavernard e Otoniel Oliveira. Todas as ações são gratuitas e abertas para toda a comunidade.

A Escola Dom Calábria é a primeira no bairro de Marituba a receber as ações da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom neste ano de 2020, como parte das atividades da Secretaria junto ao Programa Territórios Pela Paz. Organizada para ocorrer das 8h às 17h, a ação consiste em duas grandes rodas de conversa e dinâmica de escolha de oficinas com toda a comunidade escolar, incluindo familiares dos alunos matriculados, líderes comunitários e demais membros da comunidade que puderem comparecer.

Nas rodas de conversa, será apresentado o projeto de Comunicação Comunitária da Secom para que eles, em conjunto com os demais membros da comunidade, possam decidir quais oficinas e cursos querem que a Secretaria realize na unidade de ensino. São 17 áreas de atuação que vão da fotografia à produção de texto, passando por linguagens de rádio, tv e cinema, dentre outros, disponibilizados para ser discutidos e escolhidos pelos alunos. As rodas de conversa serão realizadas nos dois períodos, manhã e tarde, durante as atividades de abertura do período letivo da Escola Dom Calábria.

Cinema e debate em comemoração do Dia Nacional do Quadrinho

Comemorado no dia 30 de janeiro em todo o país, o Dia Nacional do Quadrinho foi a data escolhida pela Secom para discutir essa linguagem com os alunos da Escola Estadual Maria Luiza Costa, no Bengui. Na programação, haverá a apresentação do livro “Uma Breve História do Quadrinho Paraense”, lançado em 2019 pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e contará com a presença dos desenhistas e cineastas Cássio Tavernard e Otoniel Oliveira, que vão conversar sobre a produção de quadrinhos e do cinema de animação no Estado.

Cássio vai exibir seu curta-metragem “Allegro Pero No Mucho” na roda de conversa. “Allegro Pero No Mucho” encerra a trilogia “A Turma da Pororoca", criada por Tavernard, e se desenvolve a partir da investigação de uma estranha movimentação próxima ao centenário do Theatro da Paz. Na história, alguém se passa pelo Caranguejo e sua aparelhagem, o Pi Pi Piramutaba, organizando uma grande festa em seu nome para atrair todos os bichos do fundo dos rios da Amazônia. Para compor o cenário do terceiro episódio da série, cada detalhe do prédio histórico do Theatro da Paz, incluindo pintura e arquitetura, foi reproduzido fielmente.

Já o livro “Uma Breve História do Quadrinho Paraense” foi lançado durante a Feira do Livro e das Multivozes de 2019, pela Secult. Resultado de uma pesquisa iniciada em 2015 por Vince Souza, o livro será exibido em formato PDF num telão para todos os alunos, assim será possível acompanhar e debater a obra em conjunto.

A programação alusiva ao Dia Nacional do Quadrinho conta com apoio institucional da Secult e será realizada às 9h do dia 6 de fevereiro, na Escola Estadual Maria Luiza Costa, com entrada franca e aberta para toda a comunidade.

Serviço:

Rodas de Conversa Secom TerPaz na Escola Dom Calábria, em Marituba. Na próxima segunda-feira (3), das 8h às 17h, na Escola Dom Calábria (Rua Sexta, 576, Marituba). Aberta a comunidade do entorno da escola.

Cine Debate Secom TerPaz na Escola Maria Luiza Costa, no Bengui. Dia 6 de fevereiro (quinta-feira), às 9h, na Escola Estadual Maria Luiza Costa (Rua Lameira Bittencourt, entre São Pedro e Betânia, Bengui). Entrada franca.