Edital abre espaço para exposição nas galerias da Fundação Cultural do Pará
Seleção pública irá contemplar sete propostas, com inscrições até 12 de março
Galeria Benedito Nunes, no CenturA Fundação Cultural do Pará lançou, na terça-feira (28), a edição 2020 do "Prêmio Branco de Melo – apoio à produção artística". Publicada no Diário Oficial, a seleção pública oferece acesso às galerias da sede da FCP (Centur) para mostras de atividades artísticas, além de premiação em dinheiro. Até sete propostas serão contempladas com a cessão de pauta – sendo quatro para a Galeria Theodoro Braga e três para a Galeria Benedito Nunes. Os interessados podem se inscrever até 12 de março.
O edital tem como objetivo assegurar, de forma ampla e em igualdade de condições, o acesso de artistas a estes espaços por meio de normas e condições estabelecidas publicamente; além de fomentar a produção por meio de apoio financeiro e de infraestrutura. O programa também levará em consideração o equilíbrio da diversidade de linguagens artísticas.
O acesso será dado para "propostas de atividades artísticas, na forma de performances, exposição de desenhos, pinturas, fotografias, instalações, artes integradas, dentre outras linguagens da arte contemporânea e da cultura popular, apresentadas por artistas e produtores culturais", diz o edital.
Participação – As inscrições serão realizadas presencialmente, de 4 de junho a 18 de julho, no setor de protocolo da sede da Fundação. Para participar, o candidato deve apresentar, em um envelope fechado, o formulário de inscrição preenchido, a cópia simples do documento de identidade, currículo com comprovação documental das atividades sujeitas à pontuação, além de outros eventuais documentos demandados pelo edital, a depender da condição do concorrente. As folhas devem estar numeradas e assinadas. O edital completo está disponível no portal da Fundação.
Premiação – Os selecionados receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil, a ser recebida após a apresentação do trabalho – além da isenção do valor de aluguel do espaço e da cessão de equipamentos básicos a este. Ao final da mostra, o premiado deve doar uma das obras expostas, em escolha de comum acordo com a direção da galeria, para o acervo da Fundação.
Serviço:
Prêmio Branco de Melo – apoio à produção artística. Inscrições abertas até 12 de março, na sede da Fundação Cultural do Pará (Centur) – Av. Gentil Bittencourt, 650 - setor de protocolo (subsolo).