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RESSOCIALIZAÇÃO

TerPaz: 'Conquistando a Liberdade' leva benfeitorias à escola do Jurunas

Melhorias no colégio Padre Benedito Chaves serão feitas por 10 internos da Colônia Penal de Santa Izabel

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
29/01/2020 08h27

Promover a ressocialização e realizar melhorias nas escolas estaduais, por meio do uso da mão de obra carcerária, são alguns dos principais objetivos do projeto “Conquistando a Liberdade”, realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e que integra o programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. A partir desta terça-feira (28), a escola estadual Padre Benedito Chaves, no bairro do Jurunas, recebe as ações de melhorias.

A previsão é que as atividades na unidade de ensino durem três dias, com a atuação de 10 internos custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi). Além das melhorias estruturais, como pintura, roçagem e limpeza, os custodiados também realizam o serviço de retirada de entulho da escola.

O “Conquistando a Liberdade” já realizou atividades em 18 municípios paraenses. Em Belém e região metropolitana, o projeto, por meio do TerPaz, abrange os bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem, Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

Para os custodiados participantes, há os benefícios da remição de um dia de pena para cada três dias trabalhados, além da promoção da reinserção social. O interno Flávio Alves, que está no sistema prisional há 12 anos e atua no projeto há seis meses, destaca a oportunidade de ter um trabalho e de se ressocializar.

“Hoje eu tenho a oportunidade que muitos não têm. O projeto é uma melhoria que nos dá chances para trabalhar e deixar também as escolas melhores para as crianças que não têm como estudar em um colégio particular. Elas também merecem essa oportunidade”, afirmou Flávio.

Já Victor Thiago Abreu, no projeto há quatro meses, gosta de atuar praticando o seu ofício de pintor, restaurando o ambiente escolar. “Trabalhar no projeto, podendo me ressocializar, é gratificante. O trabalho que a gente faz não é só para nós mesmos, é também para as crianças que vão encontrar a escola diferente e por isso, também, a gente se esforça ao máximo”, comenta o pintor do projeto, como se orgulha em ser chamado.

“A escola deve ser vista como um ambiente público que, além de oferecer ensino formal para seus alunos, está de portas abertas para receber outras pessoas que possuem também outras necessidades”, diz a diretora da escola Padre Benedito Chaves, Deyse Pastana, sobre a chegada do projeto à unidade em que atua.

Segundo a gestora, o “Conquistando a Liberdade” trabalha com pessoas que são importantes socialmente e dá a estas a possibilidade de serem vistas como colaboradoras sociais. Para a diretora, deve-se sempre acreditar que o ser humano pode ser diferente e o projeto promove a valorização do indivíduo e integração deste, ao passo em que contribui para a valorização também da escola perante a comunidade escolar.

O diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, destaca os avanços, os benefícios do TerPaz e a projeção que há para as ações futuras.

“Nossa ideia é trabalhar em quatro escolas por mês. O 'Conquistando a Liberdade', além de reinserir a pessoa privada de liberdade na sociedade, traz benefícios para a toda comunidade, limpando e revitalizando a escola, que é o espaço em que os filhos e netos de cada morador recebem conhecimentos e convivem com colegas, amigos, professores, servidores e demais pessoas. Todo nosso esforço e dedicação são para levar paz aos bairros, contribuindo com a diminuição dos índices de criminalidade e reincidência”, afirma o diretor.