Sejudh apoia evento alusivo à campanha 'Janeiro Branco', em Belém

Mais de 400 pessoas aproveitaram a programação que ofertou vários serviços de saúde e orientações

27/01/2020 10h50 - Atualizada em 27/01/2020 12h15
Por Governo do Pará (SECOM)

Ação contou ainda com caminhada, rodas de conversas e dançasA Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) apoiou um evento voluntário, realizado por profissionais de saúde, voltado à campanha “Janeiro Branco”, que ocorreu na manhã de domingo (27), na Praça da República. O objetivo foi promover a importância de cuidar da saúde mental. 

Mais de 400 pessoas aproveitaram a extensa programação que ofertou vários serviços de saúde, aulas de meditação, abraços coletivos, apresentação de bandas, danças, oficinas, rodas de conversa, caminhada e a promoção dos direitos humanos. 

Para o Ricardo Gonçalves, de 15 anos, participar de um evento que trata sobre um assunto sério, com atividades para compartilhar conhecimento sobre a saúde mental, foi muito bom. "Fiz várias atividades e saio daqui, hoje, sabendo o quanto que é importante a gente se cuidar e ir em busca dos nossos direitos, sempre" afirmou o jovem. 

Rogério Barra, titular da SejudhSaber sobre seus direitos é um grande passo para garantir um bem-estar emocional. Com isso, servidores da Sejudh marcaram presença no evento para conversar com as pessoas e entregar folders que continham informações importantes sobre a violação e garantia de direitos.

"Quando a pessoa tem o conhecimento de quais são seus direitos, ela pode, efetivamente, ir atrás deles, garantir a sua cidadania e se sentir pertencente dentro da sociedade, o que também ajuda no fortalecimento da saúde mental”, declarou o titular da Sejudh, Rógerio Barra. 

Folders foram entregues com informações importantes sobre a violação e garantia de direitosNo final do evento, a dona de casa Cirlene Brandão, 72, fez questão de deixar um conselho para todos. "Cuidem-se. É o que tenho a dizer aos jovens e adultos. Chegar à terceira idade com saúde física e mental em dia, sentindo um prazer enorme de viver esta fase bem e poder aproveitar tudo o que a vida nos proporciona, é incrível", frisou a aposentada. 

Ver o quanto que todos puderam aproveitar e sair de lá sendo multiplicadores do bem-estar, foi gratificante para a coordenadora geral do evento, principalmente, por saber que a sua rede de parceiros estavam engajados neste trabalho. "É muito importante ver nossos parceiros engajados na temática sobre saúde mental. Que nós possamos fortalecer, ainda mais, essa rede para esta campanha e que pessoas sejam cada vez mais alcançadas. Todos só temos a ganhar”, declarou a coordenadora geral, Flávia Vieira.