Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Imprensa Oficial faz certificação digital da Secretaria de Saúde do Pará

O serviço é um compromisso social da Imprensa Oficial do Estado.

Por Ailson Braga (IOE)
17/01/2020 14h18

O secretário de saúde do Pará, Alberto Beltrame, esteve na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) nesta sexta-feira (17), para fazer a certificação digital da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). Alberto Beltrame foi recebido pelo presidente da Ioepa, Jorge Panzera, para realizar o procedimento para emissão do certificado digital (e-CNPJ). “É uma alegria estar aqui na sede da Ioepa e poder encaminhar o processo de certificação digital da Secretaria de Saúde. Para nós, da Sespa, é de extrema importância esse serviço prestado pela Imprensa Oficial do Estado”, afirmou.

O certificado digital é considerado um importante documento eletrônico que comprova autenticidade de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo controle e a segurança das informações nas transações eletrônicas. Alberto Beltrame, afirma que já faz uso da assinatura digital e da certificação digital como pessoa física há tempos. “Nós decidimos fazer o e-CNPJ da Sespa porque a certificação promove a segurança e a simplificação para a apresentação de documentos, além de dar credibilidade e fé pública a estes. Trata-se de um serviço prestado pela Ioepa de extrema relevância para a sociedade e para o governo”, complementou.

Jorge Panzera informou a Alberto Beltrame que o processo de tornar os serviços da Ioepa cada vez mais digitais começou pela edição do Diário Oficial do Estado (DOE), que agora é exclusivamente digital, e expandiu para o serviço de emissão de certificados digitais para todo o Pará. Panzera ressaltou ainda que a validação do serviço nos municípios paraenses se tornou possível com a renovação do contrato com a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial de São Paulo (AC/Imesp), ocorrida em 2019. “No Pará, a Ioepa é a única autoridade governamental credenciada pela Imesp para realizar a emissão dos certificados”, informou Jorge Panzera.

Menos burocracia - Segundo o gerente da Autoridade de Registro da Ioepa, Thiago Campêlo, as empresas privadas, associações e prefeituras interessadas em buscar o serviço pela Ioepa podem entrar em contato por telefone, ofício ou e-mail solicitando a demanda.

Entre as vantagens, ele destaca a questão do deslocamento, ou seja, de a Ioepa poder atender na localidade onde o cliente se encontra, diminuindo despesas e ganhando tempo “Além da vantagem financeira, já que nós praticamos valores bem mais acessíveis que os das empresas privadas”, observou o gerente.

São dois tipos de produtos ofertados: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica. Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens; e o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade. 

Serviço – Em Belém, o serviço é feito na travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF e do e-CNPJ  pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones: (91) 4009-7843/4009-7828 ou email: ar@ioe.pa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo site da Ioepa.