Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Governo e Hydro assinam termo de cooperação para o projeto Usinas da Paz

Acordo garante a construção de espaços nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas, beneficiando mais 220 mil pessoas

Por Larissa Noguchi (SECOM)
17/01/2020 13h29

O governador Helder Barbalho assinou, na manhã desta sexta-feira (17), um termo de cooperação com a empresa Hydro Alunorte, para o projeto de três Usinas da Paz em áreas já atendidas pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz). A parceira firma o investimento de R$ 60 milhões, por parte da Hydro, para a construção dos espaços nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas, beneficiando mais 220 mil pessoas.


As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, escola de gastronomia, além de espaços integrados e de multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá áreas para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

“Queremos que as empresas que atuam nesse Estado possam, cada vez mais, representar exemplos de sucesso, com práticas ambientais e em estratégias econômicas. É fundamental que este sucesso dialogue com a sua comunidade” - Helder Barbalho, governador, sobre a importância dos investimentos da iniciativa privada.

O vice-presidente da Hydro, John Thuestad, participou da assinatura do termo de cooperação e destacou que os investimentos da empresa ajudarão no desenvolvimento social do Pará. “A Hydro está muito motivada em fazer parte disso, faz parte do nosso trabalho e dos princípios que seguimos. Trabalhamos para ser um bom vizinho e também estar alinhado com os programas existentes nas comunidades de Paragominas e Barcarena”.


Atualmente, os 35 órgãos e secretarias que participam das ações dos TerPaz, que concentram suas atividades em escolas públicas, centros comunitários e delegacias dos bairros, vão passar a atender a comunidade dentro dos espaços das Usinas da Paz. “A parceria com as grandes empresas é fundamental para a captação desses recursos. Serão investimentos em equipamentos públicos disponíveis para a população, em lugares onde, praticamente, não há equipamentos sociais, apenas escolas e postos de saúde”, disse o secretário de Estado de Articulação e Cidadania, Ricardo Balestreri.

Barcarena – Na ocasião, o Governo do Pará e a Hydro assinaram um acordo que inclui no termo de compromisso a construção de uma usina de triagem e reciclagem de resíduos urbanos no município de Barcarena. O espaço representa um investimento de até R$ 30 milhões. O projeto irá contribuir para a geração de renda e educação ambiental da população local e para o desenvolvimento social e urbanização da cidade.