Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARA O SERVIDOR

Créditos sazonais do Banpará permitem antecipação de até 80% do 13º salário

Banpará na volta às aulas já está disponível e poderá ser solicitado até maio

Por Igor Oliveira (SEJU)
15/01/2020 13h21

O Banco do Estado do Pará (Banpará) apresenta uma novidade no programa de créditos sazonais, que permite a antecipação do 13º salário para os servidores efetivos do Estado. Já neste mês de janeiro, a partir de uma taxa de juros mensal de 3%, é possível adiantar até 40% do valor líquido do benefício no produto “Banpará na volta às aulas”, que ficará disponível até o mês de maio. Já a modalidade “Banpará vai à praia” funciona de junho a dezembro e possibilita a liberação de mais 40% do valor, com taxa de juros de 3% ao mês.

Jorge Antunes, diretor comercial do BanparáJorge Antunes, diretor comercial do Banpará, afirma que a mudança na oferta de créditos sazonais levou em conta as principais demandas do cliente.

“Até ano passado, a antecipação do 13º salário era feita em 3 períodos distintos, totalizando até 70% do valor líquido. Mas sabemos que as despesas no início do ano costumam ser altas, principalmente para quem têm filhos. Então o limite foi aumentado para 80%, podendo ser requisitado a metade a partir da volta às aulas e a outra metade no período das férias, que são as épocas onde os gastos costumam ser maiores”, explica o diretor.

Para o “Banpará na volta às aulas”, a estimativa é de que até R$ 100 milhões sejam liberados através do programa. “É um valor que movimenta o comércio. Não somente com produtos escolares, mas com outras aquisições e serviços que as pessoas costumam adquirir no começo do ano”, observa Jorge. O diretor ressalta que - ao contrário do que pode ocorrer com o uso de cartões de crédito - os créditos sazonais têm a vantagem de não comprometer a renda mensal do cliente, pois se trata da antecipação de um pagamento já programado no orçamento pessoal. “Por isso, é importante que o cliente do programa faça seu planejamento para o fim do ano considerando que o seu 13º salário já foi adiantado”, reforça.  

Servidores efetivos da administração executiva, legislativa e judiciária do Estado - assim como prefeituras municipais que têm convênio com o banco - podem requisitar a antecipação. Para isso, é preciso ir a qualquer agência Banpará e fazer a adesão ao produto uma única vez. As demais contratações durante o ano podem ser realizadas diretamente no caixa eletrônico.