Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARAZÃO 2020

Mangueirão se prepara para nova temporada de jogos

Gramado do estádio recebeu um tratamento especial para o começo da temporada dos clubes paraenses.

Por Paula Portilho (EMATER)
13/01/2020 16h06

O próximo dia 19 marca o início da temporada de jogos de futebol no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, com a partida entre Remo e Tapajós pelo Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão 2020, realizado pela Federação Paraense de Futebol (FPF), e como responsável pela gestão da praça esportiva, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) já deu inicio aos preparativos para as competições do ano.

De acordo com o diretor do Estádio Olímpico, Adélio Mendes, todo o trabalho de preparação é praticamente ininterrupto, já que o espaço recebeu 50 jogos em 2019.

“O gramado está passando por um tratamento especial de seis dias que contempla além do corte da grama, colocação de areia fina, pulverização, troca do revestimento orgânico e irrigação. O Estádio passa por uma revisão das partes elétrica e hidráulica, Também está sendo realizada a troca ou revitalização de gradis que são utilizados no trabalho de segurança durante os jogos e outros eventos. E ainda estamos fazendo a revisão das câmeras de segurança”, explicou o diretor.

Um das partes mais importantes no desenvolvimento do trabalho para sediar os jogos é o serviço de monitoramento das áreas interna e externa que alcança cerca de 5 km ao entorno do estádio. São 110 câmeras distribuídas por toda a estrutura visando garantir a segurança do público, através da prevenção de qualquer início de tumulto, delitos e utilização de substâncias químicas ilícitas, por exemplo, e assim, identificar e localizar pessoas que estejam em atitude suspeita. O trabalho é acompanhado de perto pelas equipes das Policias Militar e Civil, da Guarda Municipal e da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) destacadas para atuar no evento.

“Também melhoramos a nossa equipe operacional, que envolve profissionais da limpeza e conservação, vigilância, tecnologia da informação gramado, placar e som, monitoramento, imprensa, apoio logístico, eletricistas e bombeiros civil e hidráulico trabalhando para garantir o conforto e a segurança do torcedor antes, durante e após o jogo”, informou Adélio Mendes.

Classificado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como uma das melhores praças esportivas do Brasil, o Mangueirão é uma das mais belas obras da arquitetura e engenharia da capital paraense e possui capacidade para 35 mil pessoas. O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002.

“O futebol é uma verdadeira paixão no Brasil e não é diferente aqui no Estado. Por esse motivo, que estamos trabalhando no estádio para levar alegria, lazer e integração entre os atletas e as torcidas, que fazem uma festa a parte durante as partidas. Tenho certeza que mais uma vez o Campeonato Paraense será um sucesso”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva.