Governo do Estado presenteia cidadãos com serviços gratuitos no aniversário de Belém

ParaPaz reinicia Ação Cidadania em 2020 após atender mais de 30 mil pessoas em 2019

10/01/2020 13h32 - Atualizada em 10/01/2020 14h08
Por Jackie Carrera (SECOM)

O Programa Ação Cidadania, da Fundação Parapaz, que no ano passado atendeu cerca de 32 mil pessoas, levando serviços públicos gratuitos para 20 municípios do Estado, aproveita as comemorações do aniversário de Belém para dar início às ações de 2020.

A primeira Ação Cidadania do ano ocorrerá neste fim de semana, em pontos turísticos da capital paraense. No sábado (11) será no Ver-o-Peso e no domingo (12), na Praça da República. Sempre de 8h até às 14h. 

“A Ação Cidadania é um braço da ação social do governo, desenvolvido pelo Parapaz, com o objetivo de articular serviços, fazer a máquina pública chegar mais perto da população. Porque o Estado oferece muitos serviços e isso facilita a vida das pessoas, que muitas vezes não usufruem porque não tem conhecimento, não tem acesso”. Ray Tavares, presidente da Fundação Parapaz.

Os atendimentos vão desde orientação jurídica, atendimento médico, vacinação, teste rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, emissão gratuita de documentos (Identidade e Certidão de Nascimento) e negociação de débitos com a Cosanpa. Também tem espaço para atrações culturais e um espaço de beleza para homens e mulheres. A integração entre os vários órgãos do Estado tem rendido muitos resultados positivos. 

“O diretor do Hemopa disse que a partir do Ação Cidadania, foi possível aumentar em 30% as doações de medula óssea. Fiquei muito feliz com isso. Então, a gente vê o sucesso, pois as pessoas procuram os serviços. Foram 27 ações no ano passado e neste ano queremos dobrar a quantidade de ações no Estado”, reforça Ray Tavares.

Os feirantes do mercado do Ver - O - Peso aguardam ansiosos a ação para aproveitar os serviços gratuitos. Dorilene Guedes, que trabalha no setor de lanchonetes, diz que chega 4h no mercado e sai no fim da tarde, por isso não tem tempo para ir atrás de uma consulta médica, por exemplo.

Dorilene Guedes está ansiosa pela Ação no mercado“Vai ajudar bastante, porque o nosso tempo é muito corrido, nós não temos tempo pra mais nada. A folga é só no domingo, quando tá tudo fechado. Eu pretendo fazer uma limpeza nos dentes, fazer consultas. A gente vai se revezar aqui no box para atender os clientes e participar da ação”, disse Dorilene.

Dona Coló afirma que irá no espaço de belezaDona Coló, erveira conhecida no ponto turístico, também se prepara para a programação de aniversário de Belém. “Eu estou com a sobrancelha grande, não cuidei nas férias. Vou aproveitar o espaço de beleza. E digo mais: Venha! Chegou esse dia especial, ainda mais de graça, procura aqui o Ver - o - Peso. A hora é essa”, diz a erveira que, animada, convida a população a participar.

Cássio Wendell que também trabalha na feira, elogia a ação da Parapaz que, já foi realizada no ano passado durante as comemorações do aniversário do mercado.

“Essa ação social ajudou bastante os feirantes aqui tiram uma hora para aproveitar. Principalmente para retirar os documentos e receber atendimentos na área de saúde. Foi muito bom. Gostei.”, disse o feirante.

Serviço: Neste sábado (11), no Mercado Ver - o- Peso (às margens da av. Boulevard Castilho França) e no domingo (12), na praça da República (em frente ao Teatro da Paz). De 8h até 14h.