Governo do Estado conclui obras do Ambulatório Médico de Especialidades
Unidade vai funcionar como um centro médico de especialidades
As obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foram concluídas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) na última segunda-feira (23), e repassadas, através de um termo de recebimento, à Secretaria de Saúde (Sespa). A previsão é que o AME seja inaugurado pelo Governo do Estado no próximo dia 12, durante a programação do aniversário de 404 anos de Belém.
O ambulatório, que funcionará no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Marco, foi construído em uma área de 5 mil m², e será uma espécie de centro de ensino e assistência, visto que haverá uma parceria com os estudantes da Universidade. O ambulatório também servirá como ponto de triagem para os Hospitais de Clínicas, Ophir Loyola, Abelardo Santos e Jean Bittar.
"O AME vai funcionar como um grande centro médico de especialidades e vai beneficiar a população de duas formas: na formação dos acadêmicos de Medicina da UEPA e como consultório específico que vai, posteriormente, fazer os encaminhamentos para outros hospitais". Arnaldo Dopazo, secretário adjuto de Gestão e Obras da Sedop.
O objetivo é realizar mais de 24 mil atendimentos ambulatoriais todos os meses, distribuídos em especialidades de clínica médica, pediatria, pequenos procedimentos e cirurgias, além de um centro de diabetes e endocrinologia. O local também vai disponibilizar exames complementares e de imagem.
As obras iniciaram em dezembro de 2017 e receberam investimentos de quase R$ 20 milhões.