Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DE PERIFERIA

TerPaz promove troca de saberes por meio de cultura urbana

Por Gabriel Marques (SECULT)
15/12/2019 00h42

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realizou na tarde deste sábado (14), o 1º Cristo Rua Belém, evento voltado para a vivência entre os coletivos de Hip hop gospel dos bairros da Terra Firme e Guamá. A ação faz parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), e promoveu o protagonismo da juventude e da cultura urbana na periferia.

O evento contou com um dia inteiro dedicado a palestras, rodas de conversa, serviços para a população e muita batalha de rimas que reuniu pessoas de todas as idades. O encontro aconteceu nas proximidades da ponte do rio Tucunduba, no coração de ambos os bairros.

Para Allan Carvalho, da Diretoria de Música da Secult e representante do TerPaz, o apoio do projeto permitiu ainda mais protagonismo para a juventude de Belém. “ O TerPaz visa esse protagonismo jovem, principalmente no que diz respeito às linguagens artísticas, e por meio do hip hop eles se tornam cada vez mais peças fundamentais de tudo isso”, e continuou “O projeto é integrado e vem de dois bairros que dialogam entre si: A Terra Firme e o Guamá”.

Quem mobiliza e resgata os jovens dos bairros através da música e de vivências percebe o quão rica é a recompensa de ver uma ideia sair do papel, como conta Marco Albuquerque, um dos fundadores do Movimento Hip hop Belém. “ Há muitos anos nos estamos nos bairros articulando com os moradores para levar até eles a cultura organizada. A cultura hip hop soma na diminuição da violência e traz o jovem para um novo caminho”, explica.

No local, os grupos mostram que o palco é um lugar democrático, destacando a forte presença feminina, como no caso da MC Mina Wey, uma das integrantes do grupo Efésios Mc’s – que já. “ É uma honra estar nesse evento. Considero ele de extrema importância porque promoveu diálogos sobre a depressão, combate à violência e às drogas. Eu como mulher, através do rap, fui salva de caminhos ruins e hoje, por meio do rap eu consigo ter meus direitos e um destaque que às vezes as mulheres acabam não conseguindo, inclusive diariamente”.

Para Jackson Soeir, considerado o primeiro Mc gospel de Belém, o Cristo Rua já é um grande evento de fé e resgate. “ Esse evento é uma grande força de vontade e fé em ação. É a oportunidade de levar algo bom para as comunidades, e também mostrar um pouco mais da cultura do hip hop, falar sobre coisas boas e dialogar”, conta.