Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁREAS DO TERPAZ

Sectet encerra cursos de capacitação profissional na Cabanagem e no Jurunas

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
13/12/2019 17h38

“Técnicas de atendimento e recepção” foi o segundo curso ofertado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) no bairro da Cabanagem, em Belém, por meio do programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz). No encerramento do curso, nesta sexta-feira (13), os 22 concluintes agradeceram a oportunidade de adquirir conhecimentos, fundamentais para o crescimento pessoal e profissional.

Concluintes do curso oferecido a jovens do bairro da Cabanagem“Nós, jovens da Cabanagem, recebemos e agarramos essa oportunidade com a qual o governo veio nos presentear”, disse Daniel Silva, integrante da turma. Ele acrescentou que o bairro da Cabanagem precisa de ações como essa, para aumentar a autoestima dos moradores.

“É com grande alegria que a gente fecha esse ciclo de 13 dias de aprendizado profissional e para a vida. Fechamos esse ciclo e devemos abrir outros, para continuar a aprender e aprimorar nossos conhecimentos. Não desistam”, incentivou Ediana Santos, outra participante do curso, iniciado no último dia 2 de dezembro e ministrado por técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Aptos para o trabalho - A instrutora do curso, Carla Adriana Monteiro, ressaltou o empenho de todos nos trabalhos de conclusão, e garantiu que estão aptos para o mercado de trabalho. Ela citou ainda a parceria entre a Sectet, o Senac e a comunidade do bairro, no âmbito do TerPaz. “Juntos, a gente consegue mudar o mundo”, afirmou.

Karoline Lima, gerente da Coordenadoria de Formação Inicial e Continuada (CFIC), da Sectet, parabenizou a turma em nome do governador Helder Barbalho e do titular da Secretaria, Carlos Maneschy. “Estou muito feliz em estar aqui no encerramento deste segundo curso na Cabanagem, bairro onde começamos a concretizar o Programa TerPaz. Estou vendo que o programa está dando certo. Que venha 2020”, declarou.Outra turma capacitada pela Sectet no âmbito do TerPaz

Rubens Sanches, da equipe CFIC/Sectet, incentivou a turma a dar continuidade à formação, buscando cursos complementares. “Vocês, agora, têm uma qualificação e estão preparados para trabalhar em hotéis, restaurantes e outros espaços que lidam com o público. Mas não devem parar por aqui. Continuem em busca de conhecimento, que nunca é demais”, orientou.

Certificação – Nesta semana também foi encerrado o curso de “Organização de eventos e cerimonial” no bairro do Jurunas, em Belém. A capacitação foi iniciada no dia 26 de novembro e finalizada na última terça-feira (10). A turma teve como instrutora Zail Maia. “A maioria dos alunos já trabalhava na área, e ficou muito grata por ter o conhecimento teórico, melhorando o serviço profissional que oferece”, enfatizou Rubens Sanches, que acompanhou o desempenho da turma.

Todas as pessoas que participaram dos cursos ofertados pela Sectet nos bairros atendidos pelo TerPaz receberão os certificados, em uma cerimônia unificada que deve ocorrer ainda este mês.