Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Codec entrega o Guia do Investidor de Castanhal para atrair negócios para o município

Por Igor Nascimento (SEMAS)
12/12/2019 16h03

“Desenvolver o Estado do Pará com a participação ativa de todos os municípios paraenses é o nosso principal e mais importante objetivo”, disse, nesta quinta-feira (12), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Lutfala Bitar, ao entregar oficialmente ao prefeito Pedro Coelho Filho, o Guia do Investidor Castanhal - publicação desenvolvida pela companhia estadual que reúne um conjunto de informações estratégicas sobre Castanhal com o objetivo de orientar investidores quanto às melhores oportunidades para investir na cidade modelo.

Além de informações sobre a infraestrutura local, o Guia do Investidor de Castanhal, disponível a partir desta quinta-feira no portal Invest Pará, apresenta os principais setores econômicos locais como agronegócio, produção de dendê, grãos, além de agricultura, pecuária e piscicultura. Outros aspectos relevantes e em evidência na publicação são as linhas de crédito que podem ser acessadas por meio das agências bancárias disponíveis no município e a logística municipal, com destaque para as possibilidades de acessos rodoviário, rodo-fluvial marítimo e portuário à localidade, devido à sua proximidade com o porto de Vila do Conde, em Barcarena.

“Nosso objetivo é contribuir para a melhoria do cenário econômico do Pará prestando todas as informações necessárias para que os investidores conheçam nossas principais vocações e possam definir de maneira estratégica o melhor lugar para investir. Em Castanhal, temos um projeto de Distrito Industrial que será um importante instrumento para o fortalecimento da economia com a oferta subsidiada de áreas industriais em uma localidade de fácil acesso e, portanto, atrativa para negócios”, informou o titular da Codec, Lutfala Bitar. 

Distrito Industrial - Na ocasião, o prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho, acompanhado da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Mariano, apresentou à gestão da Codec a publicação, no Diário Oficial do Município, da lei municipal nº 047/2019, que revoga a lei de 31 de dezembro de 2017 e autoriza o Poder Executivo Municipal a proceder a alienação, sob forma de doação, de uma área de 143 hectares ao Governo do Pará, por meio da Codec, para a viabilização do novo Distrito. Cada hectare equivale a, aproximadamente, 1 campo de futebol. 

Após a escrituração da área em cartório, a próxima etapa será a concepção do projeto de engenharia, considerando a previsão de 118 lotes para a implantação de indústrias a cerca de 7 km do centro da cidade, na PA que liga Castanhal ao município de Inhangapi.

De acordo com o prefeito, o objetivo maior com o desenvolvimento de mecanismos de atração de investimentos, a exemplo do projeto de Distrito Industrial, é gerar mais empregos na cidade. “Estamos recebendo esse material com grande alegria, cientes da importância de mostrar os melhores caminhos para as pessoas que querem investir em Castanhal. Neste momento, com a lei municipal do Distrito Industrial, queremos dizer que nosso município está de portas abertas receber investimentos e para a geração de empregos em nosso município e em toda a região”, informou Pedro Coelho Filho.