Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMOR AO PRÓXIMO

Polícia Militar realiza "Natal Solidário" para crianças em tratamento do câncer em Belém

Por Matheus Soares (PM)
11/12/2019 17h14

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe) da PM, em parceria com educadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizaram, na manhã desta quarta-feira (11), um dia especial para trinta crianças e adolescentes, que estão em tratamento de câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém.

Com o apoio de um micro ônibus da Polícia Militar, alunos, pais e professores do programa especial de educação, desenvolvido especialmente para os pacientes jovens, no próprio hospital, visitaram as instalações de três unidades do Comando de Missões Especiais (CME) da PM. O Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Batalhão de Polícia Tática (Rotam) e Companhia Independente de Polícia com Cães (Canil).

Durante o passeio, foram distribuídos lanches para os participantes, que ainda conheceram o Programa de Equoterapia, desenvolvido pela PM. As crianças e adolescentes assistiram as apresentações e tiraram fotos com o "Papai Noel". Além disso, eles foram presenteados com brinquedos, que foram coletados pelos militares da Cipoe, para proporcionar mais alegria na luta contra o câncer.

O professor referência da classe hospitalar do Oncológico Infantil, Roberto França, falou sobre o trabalho desenvolvido entre os pacientes jovens. "A classe hospitalar tem uma equipe de professores, todos da área de educação, que trabalha num espaço próprio para garantir o atendimento pedagógico e o direito dessas crianças e adolescentes de ter acesso à educação. Pois devido ao tratamento prolongado da doença, eles acabam ficando longe da escola’’, informou.

Ele aproveitou para agradecer a parceria da PM. "A Polícia Militar é mais uma daquelas importantes amizades que a gente acaba construindo ao longo da caminhada, pois a corporação colabora decisivamente para compor a tríade básica de uma sociedade minimamente digna, com educação, saúde e segurança", ressaltou o educador.

A major Simone Chagas falou sobre a importância da ação social e do apoio recebido por várias unidades da PM. "Essa ação foi idealizada pela soldado Dandara Monteiro, após uma visita ao núcleo educacional instalado dentro do Hospital Oncológico Infantil, e acabou sendo abraçada pela Rotam, Cavalaria e Canil, que aceitaram esse desafio de proporcionar um momento de lazer e descontração para esses jovens", destacou a oficial que, atualmente, está à frente do comando da Cipoe.