Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Cosanpa conclui trabalho ambiental com alunos de escola municipal em Marabá

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
04/12/2019 14h58

A entrega de um parque todo revitalizado, com brinquedos feitos a partir de material reciclável, marcou nesta quarta-feira (4) o encerramento das atividades deste semestre realizadas pela Assessoria de Programas Sociais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em parceria com o Comitê Ambiental da Escola Municipal Doralice de Andrade Vieira, em Marabá, município do sudeste paraense.

O novo parque da Escola Municipal Doralice de Andrade VieiraAs atividades, voltadas à conscientização ambiental e ao desenvolvimento social, mobilizaram toda a comunidade escolar. Desde o início do semestre os alunos trabalham na confecção dos novos brinquedos. Eles começaram recolhendo pneus abandonados no entorno da escola, e aos poucos foram dando forma aos novos brinquedos.

“O parquinho foi um trabalho muito especial do Comitê Ambiental Escolar e da Cosanpa. Utilizamos os pneus que estavam jogados na rua e acumulando água parada, o que ajudava na proliferação do mosquito da dengue. Fiquei muito feliz de participar do projeto da Cosanpa. Aprendi muito, principalmente sobre reciclagem”, contou o aluno Cleidison Kauan Silva.A hora, cujos produtos ajudam na merenda, é outro resultado do trabalho realizado pela Cosanpa

A Companhia promoveu ainda outras atividades para mudar o espaço da escola. No primeiro semestre houve oficina de grafite, e os alunos coloriram os muros com imagens alusivas ao uso consciente da água e à importância da leitura.Os muros da unidade escolar também ganharam cores e um novo sentido

Os alunos também transformaram garrafões de água já usados em lixeiras e revitalizaram a horta, pintando pneus e plantando hortaliças que enriquecem a merenda escolar.

Palestras e oficinas - A Companhia desenvolve esse trabalho de conscientização ambiental com os alunos há três anos. “A Cosanpa tem uma parceria muito boa com a nossa escola. São três anos de muito trabalho. Mensalmente, a equipe da Companhia está aqui fazendo palestras de assuntos variados e oficinas educativas. Eu espero que ano que vem possamos dar continuidade ao projeto da Cosanpa, pois é um ótimo suporte para a escola. Os pais dos alunos ficaram muito gratos com todo esse trabalho”, disse a diretora da Escola, Maria Nunes.

O parque é resultado do trabalho da comunidade escolar e da Assessoria de Programas Sociais da CosanpaA Assessoria de Programas Sociais da Cosanpa ajuda a melhorar o ambiente escolar. “Estamos nas escolas para ajudar os alunos, fazer com que eles se sintam cada vez melhor no ambiente escolar, e também conscientizar cada um sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso dos recursos hídricos. Estamos nos organizando para voltarmos à Escola ano que vem, com um novo projeto”, adiantou Lene Oliveira, assessora de Programas Sociais da Cosanpa.

Os próprios alunos reconstruíram o espaço de lazer

A Assessoria de Programas Sociais atua nos locais onde a Cosanpa tem obras em andamento. No final de novembro, a Companhia concluiu as obras de duas elevatórias de coleta de esgoto ligadas à Estação de Tratamento de Marabá. O projeto, era de 2011, se arrastou ao longo dos últimos anos, mas foi retirado das gavetas, concluído e já posto em operação para atender aos moradores.