Municípios do Marajó são os mais procurados no Terminal Hidroviário

Em razão da grande demanda de usuários, o Terminal Hidroviário de Belém vai ter sua capacidade naval de operação ampliada em 30%.

03/12/2019 09h25 - Atualizada em 03/12/2019 10h32
Por Bruno Magno (CPH)

O Terminal Hidroviário de Belém 'Luiz Rebelo Neto' (THB) registrou quase 63 mil usuários no mês de novembro, de acordo com balanço divulgado nesta terça- feira (3) pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), responsável pela administração do espaço.

Em novembro, o espaço realizou 610 viagens, sendo 311 embarques e 299 desembarques, com total de 62.840 passageiros, uma média de 2.095 usuários por dia. No mês passado, os destinos mais procurados pelos usuários do Terminal Hidroviário de Belém foram Camará, Ponta de Pedras, Soure, Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, e Macapá, no Amapá.

Melhorias - O espaço deve ganhar, em breve, o terceiro conjunto naval, que será instalado em frente ao galpão 10 da Companhia de Docas do Pará (CDP).

A CPH já abriu licitação para contratação de empresa que vai tratar da elaboração do projeto executivo para construção do novo conjunto, que prevê flutuante, plataforma e rampa metálica articulada para embarque e desembarque de passageiros.

Clique aqui e confira as viagens e horários  

Viagens - O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h, com 8 linhas fluviais, sendo 6 intermunicipais e 2 interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem essas linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação.

As intermunicipais fazem o trajeto Belém- Barcarena (São Francisco) - Belém; Belém-Camará-Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém – Mocajuba - Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 21 localidades entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Barcarena-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte Alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.