Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Ação de Saúde em Belém encerra programação do 'Novembro Azul'

Por Roberta Vilanova (SESPA)
30/11/2019 14h43

A ação, realizada no Terminal Hidroviário de Belém, marcou o encerramento da programação alusiva à campanha pela saúde do homemMais uma Ação de Saúde no Terminal Hidroviário de Belém marcou, na sexta-feira (29), o encerramento da programação alusiva à Campanha Novembro Azul, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dpais) e Coordenação Estadual de Saúde do Homem, durante o mês de novembro. Neste ano, o tema foi “Tempo é vida, cuide da sua saúde, a hora é agora”.

Para essa atividade, realizada das 8 às 12 h, a Sespa contou com a parceria da Coordenação Estadual de Nutrição; Coordenação Estadual de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da Escola Técnica do Estado (Seduc), e da Fundação ParaPaz. Foram ofertados vários serviços, como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação e orientação nutricional, podologia e roda de conversa sobre Saúde Integral do Homem e Prevenção da Violência no Trânsito.Entre os serviços oferecidos estavam aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Leite, a finalidade do evento foi alertar a população masculina sobre as doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por elevado número de óbitos e diminuição das ocorrências de mortalidade por causas externas, que podem ser prevenidas, como a violência e os acidentes de trânsito.

“Nossa Coordenação cumpriu com a programação do Novembro Azul de 2019, abordando a saúde masculina de forma integral, e não somente a questão do câncer de próstata”, afirmou Diego Leite, ressaltando que as atividades não se restringiram à Região Metropolitana de Belém. “A programação incluiu a Região Carajás (Marabá) e do Baixo Amazonas (Santarém), além dos 13 Centros Regionais de Saúde da Sespa. “Todos foram incentivados por nós a desenvolver ações voltadas à saúde do homem, inclusive, alguns desses centros nos enviaram seus projetos e registros fotográficos das ações realizadas”, informou o coordenador.

Atualização temática – No último dia 22, Santarém também sediou o Seminário de Saúde do Homem, tendo como temas principais “Câncer de próstata e de pênis”, abordado pelo médico Alberto Tolentino Neto; “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”, por Diego Leite; “Violência no Gênero Masculino”, e “Direito Sexual e Reprodutivo de Adolescentes e Jovens”, pela coordenadora estadual de Saúde do Adolescente, Vera Canto. “Todos contribuíram para a promoção e o fomento da Saúde do Homem, atualizando profissionais e usuários acerca dessas temáticas”, ressaltou Diego Leite.

Várias palestras de esclarecimento fizeram parte da programaçãoSegundo o coordenador estadual, considerando a cultura negativa do homem de não se ver inserido nos serviços de saúde, “é necessário que mais profissionais de Saúde e Educação sejam sensibilizados a realizar busca ativa contínua de usuários masculinos, para conscientizá-los da importância da prevenção de agravos à saúde”.