Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COSANPA NO TERPAZ

Moradores do Guamá aprendem a fazer objetos natalinos com material reciclável

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
30/11/2019 19h40

O Natal reforça a vontade de praticar boas ações, como a preservação do meio ambiente. E em tempos de reciclagem, CDs e até rolos de papel higiênico podem ser usados em uma decoração natalina criativa e sustentável. Com esse conceito, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) ensinou o manejo desses materiais a moradores do bairro do Guamá, em Belém, durante as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Pará.

Participantes da oficina mostram objetos feitos com técnicas de reciclagemA oficina foi realizada durante a semana e encerrada na sexta-feira (29), com a entrega dos certificados para as 20 participantes, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Guamá. Durante cinco dias, elas aprenderam a reutilizar CDs, rolos de papel higiênico, latas de leite, porta-retratos quebrados e retalhos e objetos de decoração natalinos que estavam guardados em casa, para fazer novos enfeites e artigos de Natal.

Árvores de Natal confeccionada com materiais recicláveis“Foi uma coisa nova pra gente. Aprendemos como armar as flores, reutilizar CD, usar tecidos, argilas, técnicas novas. É uma coisa que a gente vai fazer e ainda vai ter uma divulgação para vender nossas peças. Gostei muito!”, declarou Patrícia Ramos, que trabalha como autônoma.

Com o novo conhecimento, algumas participantes já terminaram a capacitação com encomendas de vizinhos. “Nunca tinha feito artesanato. Achei muito legal e superimportante, porque dá para aumentar a nossa renda e ainda economizar na decoração de casa. Já tenho duas encomendas para entregar, de duas guirlandas. Vou reutilizar CD, rolos de papel e latas de leite para enfeitar a casa, também!”, disse Fernanda Gama, operadora de caixa.A capacitação faz parte das ações da Cosanpa dentro do TerPaz

Ações sociais - A Cosanpa desenvolve ações sociais em todos os municípios, durante o andamento de obras. Quem não conhecia o trabalho social executado pela Companhia aprovou a iniciativa. “É muito bom a gente aprender. Gostei muito da árvore, porque não imaginava que rolos de papel higiênico poderiam ser reaproveitados. Não só para o Natal, mas podemos usar essa técnica para outras datas comemorativas, basta usar a criatividade. Foi uma surpresa saber que a Cosanpa oferece esse tipo de curso, porque precisamos nos qualificar para ter outras oportunidades”, ressaltou a dona de casa Gisele Souza.

Assim como em outros programas, dentro do TerPaz a Cosanpa desenvolve atividades para a comunidade que reforçam a importância da preservação do meio ambiente e o uso consciente da água.