Ioepa oferece livros de autores paraenses a estudantes da Uepa
A oportunidade de comprar livros com pesquisas científicas, prosa e poesia de autores paraenses a preços acessíveis, editados e impressos pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) foi oferecida a estudantes e professores que circularam pelo Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE-Uepa), nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), das 8h às 17h, dentro da segunda ação literária da Imprensa Oficial naquela universidade. “Aqui temos a oportunidade de conhecer livros que não encontramos em outros locais. E os preços estão bons”, justificou a estudante Kátia Regina, que estava passando pelo corredor do CCSE da Uepa e se deparou com o estande da Ioepa. A ação tem o objetivo levar o trabalho de escritores paraenses ao encontro do público universitário.
A comunidade acadêmica teve a chance de adquirir as obras que foram lançadas pela Imprensa Oficial na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, ocorrida no Hangar, em Belém, além de outras obras pertencentes ao acervo da Ioepa. Nesta edição, os preços variam de R$ 5 a R$ 40, e o público interessado tem acesso a livros de variados gêneros como pesquisa científica e social, ficção, poesia etc.
Os destaques da segunda ação literária da Ioepa na Uepa são os livros "Flauta de Bambu", de Haroldo Maranhão; "Tupaiulândia, livro de Paulo Rodrigues dos Santos, uma das mais importantes obras sobre a história da cidade de Santarém; e “Mair –Abá – Coração de Mãe”, de João Brasil Monteiro, com várias histórias e curiosidades sobre Marabá. Além de “Sátiras de Um Ribeirinho” e “Líricas Ribeirinhas e Outras Margens”, do escritor e juiz paraense, Cláudio Rendeiro; "Olhos de Ressaca", de João Bosco Maia; "A Colônia União e a Luta pela Terra na Rodovia Belém-Brasília", do escritor Marcos Carmo de Almeida; “Efemérides”, de Lorena Valente, entre outros.
“É uma ação que visa coletivizar cada vez mais as produções literárias com selo da Ioepa, para que toda a comunidade acadêmica da Uepa tenha acesso às obras dos escritores paraenses”, informou Rony Oliveira, assessor da editora pública da Ioepa.
O assessor da editora da Ioepa ressalta que as próximas ações literárias nas universidades públicas contarão com saraus, leitura de poesias, conversas com escritores, sessões de autógrafos e outras novidades que estão sendo pensadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa, para incrementar esses eventos. "Nossa intenção é dar a conhecer nosso acervo, mas também estimular o interesse pelo livro e pela leitura de uma forma mais ampla, para gerar conhecimento e dar acesso à cultura", definiu Rony Oliveira. A ação tem apoio da Loja da Ioepa, por meio de Nilson Damasceno, que atende ao público leitor.
Serviço:
A 2ª ação literária da Imprensa Oficial do Estado ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de novembro, das 8h às 17h, no estande montado na área de acesso ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE-UEPA), na travessa Djalma Dutra, S/N.
Texto Ailson Braga
Fotos Rony Oliveira e Eduardo Rosas