Governo trabalha na melhoria de ruas de acesso à João Paulo II e BR-316
Os serviços fazem parte do projeto do prolongamento da avenida João Paulo II que foi aberta ao tráfego no final do ano passado.
Cerca de 20 ruas localizadas nos bairros Castanheira e Guanabara, Região Metropolitana de Belém, já estão pavimentadas e reurbanizadas pelo Governo do Pará. O trabalho executado e que segue em etapa final, é complementar às obras de prolongamento da avenida João Paulo II - também está em fase de conclusão total – e que ajudam a mobilidade urbana da área, uma vez que a maioria dessas vias interliga a rodovia BR-316 à João Paulo.
Uma das vias transformadas é a passagem das Flores, onde Maria das Dores Barata, de 65 anos, mora há 27. Ela lembra que assim que se mudou para aquele endereço, abria a janela de casa e se deparava com uma rua cheia de buracos. Para piorar, ainda sentia forte odor devido ao lixão que havia perto. “Quando chovia, essa rua virava uma lagoa. Os moradores que se reuniam para capinar. Agora está tudo diferente, graças a Deus. Nunca pensei que iria morar em uma avenida”, comenta.
A passagem Moça Bonita, uma das principais do bairro Castanheira e que liga a BR com a João Paulo II, também recebeu drenagem, terraplenagem, urbanização e nova calçada com piso tátil. Ailton Pantoja, de 48 anos, é comerciante e morador desde que nasceu na Vila Conceição – que é o prolongamento da Moça Bonita – e aprovou o trabalho executado pelo Governo e que trouxe benefícios para a população.
“Para nós, está muito bom. Acabou com a lama. A gente tinha dificuldade de andar, principalmente em dias de chuva, porque a água corria a céu aberto e fazia lama. Está tudo sequinho”, diz.
Ao todo, já receberam os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação ruas como a passagem das Flores, Rio Branco I e II, Margareth, Margareth SN, I, II, III e IV, São Jorge, Simões, Tiradentes, Manoel Rodrigues, Moça Bonita e Virgem da Conceição. As ruas São Luiz, Emília Ribeiro, Liberdade e Magalhães, estão em fase final.
Os trabalhos executados pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), fazem parte do projeto do prolongamento da avenida João Paulo II que foi aberta ao tráfego no final do ano passado. Para o diretor-geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro, “o objetivo é oferecer melhorias ao sistema viário dos bairros”. A previsão é de que até o final deste mês, todos os trabalhos estejam concluídos.