Seel promove a 11ª edição dos Jogos de Integração para idosos
Programação será aberta no Mangueirão, nesta terça (26), seguindo até a sexta (29)
Mais de 300 pessoas devem participar das provas de atletismo, caminhada e corrida, além dos jogos coletivosMais de 300 idosos devem participar do 11° Jogos de Integração do programa Vida Ativa na Terceira Idade, que este ano tem o tema “Valorizando a Pessoa Idosa”. O Estádio Olímpico do Pará (EOP), o Mangueirão, recebe a cerimônia de abertura, nesta terça-feira (26), a partir das 8h, com apresentações artísticas e culturais de grupos de dança. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e segue até o dia 29 de novembro.
“Participar dos jogos garante momentos alegres aos idosos. A programação oportuniza o acesso à recreação para os integrantes do Vida Ativa. É gratificante promover essa união, pois vai além de disputas esportivas, já que é um momento de confraternização”, disse o titular da Seel, Arlindo Silva.
As competições esportivas começam na quarta-feira (27), com provas de atletismo, caminhada de 200m e 400m, e corrida de 50m, no Mangueirão. Já a tarde será a prova de biribol, no Centro Educacional Triunfo, na Pedreira.
Vôlei e jogos de salão, como dama e dominó, além das provas aquáticas também fazem parte da competiçãoO aposentado Raimundo Benevides irá participar pelo segundo ano, dessa vez na prova de corrida. “Sou policial militar aposentado e quando estava na ativa eu participava das corridas da equipe da PM. Ano passado, competi nas modalidades aquáticas e gostei bastante. Mas minha atividade preferida é a corrida”, conta o competidor.
No dia seguinte, na Tuna Luso Brasileira, na Almirante Barroso, em Belém, ocorrem os jogos coletivos, tal como vôlei e jogos de salão, dama e dominó, além das provas aquáticas, que são a de nado livre, nado com macarrão e pedalada com macarrão. No último dia, sexta-feira (29), será a vez da queimada e a entrega das medalhas, na Tuna.
Para coordenadora do Vida Ativa, Liane Costa, os jogos servem para estimular os alunos a mostrar força de vontade, garra e determinação, independente da idade. “É o momento muito esperado e nos mostra também o resultado de um trabalho de condicionamento físico praticado durante o ano todo. Os participantes, apesar da idade, farão uma competição saudável e justa”, disse a coordenadora.
Atualmente, o programa Vida Ativa tem como público-alvo pessoas acima de 50 anos e atende cerca de mil idosos, em cinco núcleos: Tuna Luso Brasileira; Escola Triunfo, na Pedreira; Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão e Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci.
Confira a programação
Terça-feira (26) – Mangueirão
8h – Abertura oficial
Quarta-feira (27) – Mangueirão / Centro Educacional Triunfo
7h30 – Caminhada (200m e 400m) e corrida de 50m
14h – Biribol
Quinta-feira (28) – Tuna
8h – Nado livre, nado com macarrão, pedalada com macarrão, vôlei, prova de salão dominó e dama
Sexta-feira (29) – Tuna
8h30 – Queimada e entrega de medalhas